1989 O ÚLTIMO CANTO DO CISNE ?
105 amistosos antes da primeira partida oficial. Foram 78 vitórias, 9 empates e 18 derrotas, marcando 409 e sofrendo 210. Assim foi o começo do ano esportivo para Paulo Edson naquele 1989.
CAMPEONATO PAULISTA DE EQUIPES DE FUTEBOL DE MESA 1989
Antes da estréia no Campeonato Paulista por Equipes de Futebol de Mesa no ano de 1989, Paulo Edson defendeu as cores do Verdão num amistoso realizado em casa, contra a nova equipe do Maria Zélia, a equipe de aspirantes, ou mais conhecida como Equipe "B", pois deste ano em diante, seria disputado o campeonato de equipes com a segundas equipes de cada clube que tivesse essa disponibilidade de atletas para competir.
E no dia 25 de fevereiro, o Palmeiras A enfrentaria o B do Maria e o Paulo Edson jogou duas partidas e vencera as duas.
Na efetiva estréia de Paulo Edson na competição, repetiu-se a dose, jogou somente duas e venceu ambas, contra os santistas Augusto e Edvar do ADC Carbocloro
Na sequência Paulo Edson só não ganhou do Garoto César Canutti quando enfrentou o Círculo Militar no dia 22 de abril de 1989 - Partida de Nº 10.503 num empate de 1 x 1.Duas semanas depois jogou apenas duas partidas com uma vitória e uma derrota, contra os botonistas do C.A.Indiano. Desta vez foi Denis Moreira quem venceu o Dinossauro, placar: 5 x 3. Partida de Nº 10.513 no dia 6 de maio de 1989.
Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista
S.E.PALMEIRAS - 1989
Na primeira competição individual no ano de 1989, Paulo Edson passou uma manhã quase perfeita no Parque Antárctica localizado na Rua Turiassú, na primeira fase do Torneio Classificatório para o campeonato paulista de 1989, pois teve somente um empate contra o botonista Lely.
Na parte da tarde o sonho acabou...Em apenas dois jogos, disse adeus ao torneio. O grande ganhador da competição foi o botonista Gil.
Na parte da tarde o sonho acabou...Em apenas dois jogos, disse adeus ao torneio. O grande ganhador da competição foi o botonista Gil.
De volta ao campeonato paulista por equipes, reunimos aqui 3 rodadas em que o Dinossauro defendeu as cores do Verdão de Parque Antárctica. Na primeira os "palmeirenses" enfrentariam a então atual bicampeão paulista, o Maria Zélia. Escalado para 3 rodadas, as quais ficou na neutralidade. Pois empatou, perdeu e venceu uma na casa do adversário. Naquele dia 28 de maio de 1989 não era nenhuma final de campeonato, mas a foto da equipe saiu e agora todos podem ver e matar as saudades...
![]() |
Guerra, Paulo Edson, Sammartino, Mauro, Elcio e Salvador
Agachados: Dema, André Zacharias, Gil, Perrotti e Michilin.
|
Na rodada do dia 3 de junho de 1989, teve derby na Turiassú, Palmeiras x Corinthians. Paulo Edson jogou também 3 partidas, onde vencera duas e perdeu para o Barricelli - Partida de No 10.551 placar de 2 x 1.
Dia 17 de junho de 1989 não foi muito bem ao receber os santistas do Clube 2004 perdera para Hélio Gherardi e empatara com Ferreirinha. Mas todo mundo ficou bem na foto tirada nas dependências do Clube 2004 do acervo do botonista.
![]() |
Salvador, Perrotti, Guerra, Elcio, Sammartino, Paulo Edson, Mauro, Rubinho, Dema e Roberto Leite.
Agachados: Charleaux, Gil, Michilin, Perrotti, André Zacharias e Stefan.
|
Dia 17 de junho de 1989 não foi muito bem ao receber os santistas do Clube 2004 perdera para Hélio Gherardi e empatara com Ferreirinha. Mas todo mundo ficou bem na foto tirada nas dependências do Clube 2004 do acervo do botonista.
8ª TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL DE MESA - OURO(1ª Divisão)
S.E.PALMEIRAS - 1989
S.E.PALMEIRAS - 1989
Razoável a participação de Paulo Edson na edição da 9ª Taça São Paulo de Futebol de Mesa disputada no Palmeiras. Mas o Dinossauro empatou muito. Dos 18 jogos disputados, foram 7 empates, 7 vitórias e 4 derrotas, cabendo apenas a sexta colocação no certame. O grande vencedor foi Muradian, que tornava-se à época o maior ganhador da competição com 3 títulos.
Acompanhe abaixo como ficou a classificação geral da taça:
Campeão Mura - Maria Zélia
Vice-campeão: Elvis - Corinthians
3º Erismar - Corinthians
4º Lito - Maria Zélia
5º Gil - Palmeiras
6º Paulo Edson - Palmeiras
7º De Franco - C.A.Indiano
Acompanhe abaixo como ficou a classificação geral da taça:
Campeão Mura - Maria Zélia
Vice-campeão: Elvis - Corinthians
3º Erismar - Corinthians
4º Lito - Maria Zélia
5º Gil - Palmeiras
6º Paulo Edson - Palmeiras
7º De Franco - C.A.Indiano
8º Denis Moreira - C.A.Indiano
9º Renatinho - Corinthians
10º Renan - Corinthians
11º Helton - Maria Zélia
12º Eliahou - C.A.Indiano
13º Sidnei - Corinthians
14º Oswaldo Canutti - Círculo Militar
15º Flávio Pereira - C.A.Indiano
16º Jean Pierre(ex-campeão)Corinthians
17º Eny - Corinthians
18º Agnaldo Guina Pecoraro, mais conhecido como Gna, ou atualmente, o pai do Lê - Maria Zélia
Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa 1989
Em mais uma participação do Dinossauro no Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa no ano de 1989, agora numa viagem a Santos, não teve uma boa performance, perdeu duas e só venceu na primeira partida que disputou contra o botonista Barateiro do Carblocloro pelo placar de 4 x 3 - Partida de Nº 10.590 no dia 8 de julho de 1989.
Em plenas férias escolares de julho, Paulo Edson foi até a sede do Círculo Militar para tentar uma vaga para a disputa do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa do ano de 1989, pois era desta forma que se conseguia uma vaga para disputar, ganhar ou ter uma boa colocação num torneio classificatório. E não foi desta vez que o Dinossauro conseguiria. Pois perdeu 3, ganhou 3 e empatou uma partida pela torneio não sendo suficiente para continuar na disputa. O campeão teria sido Erismar ou César Canutti.
II TORNEIO DE MÁSTERS
S.E.PALMEIRAS - 1989
S.E.PALMEIRAS - 1989
![]() |
Paulo Perroti, o campeão, é o garoto ao centro. De seu lado direito, o Dinossauro, do esquerdo, seu pai Salvador e Roberto Leite |
Décimo lugar, a colocação de Paulo Edson no 2º Torneio Masters(Ouro)disputado no Palmeiras. O jovem Paulo, mais conhecido como Perrotti, foi o grande campeão. Mauro, ficom o vice-campeonato. Em 3º Gil, 4º Rubinho, 5º Guerra, 6º Michilin, 7º Elcio, 8º Sammartino, 9º André Zacharias, 11ºSilas, 12ºLindney, 13º Alex Muller, 14º Tico e na lanterna em 15º um tal de Demétrius, mais conhecido por todos, como Dema. Pela série Prata, o futuro dentista, Roberto Leite, foi o campeão. Fabio Luiz, o vice. Em 3º Soares, Quarta colocação para Márcio Buratini, 5º Justa, 6º Virgílio, 7º Ramos, 8º Stefan e em 9º Daniel Lindo.
Na quarta competição oficial, pela FPFM, disputada por Paulo Edson no ano de 1989, um vice-campeonato. Por ocasião do 11º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de 1989 realizado nas dependências do Maria Zélia. O título coube ao Alexandre, mais conhecido como LAGUNA. Na 3ª colocação Helton, Marão fechou o pódium em 4º lugar. No mesmo dia no torneio realizado no Corinthians, com o mesmo propósito, o grande vencedor foi o jovem Mauro, irmão do Michilin. Erismar, que anos mais tarde, se consagraria como o maior vencedor de uma categoria que seria criada no futuro, a máster(razão de existência deste Blog), conquistaria o vice-campeonato. Em terceiro lugar Mário Augusto e fechando na 4ª colocação, o botonista de Santos, Novaes.
Amistosos e amistosos...
Antes do grande finale, Paulo Edson jogaria somente no Palmeiras, Amistosos atrás de amistosos...
Foram 104. Com 59 vitórias, 19 empates e 26 derrotas, marcando 386 e sofrendo 271. Acima a foto registra um flagrante do descontraído ambiente palestrino da época.
![]() |
Em pé: Gil, Guerra, Perrotti, Paulo Edson, Lopes e Mauro.
Agachados: Ramos, Oliveira, Michilin e Dema
|
Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa 1989
MARIA ZÉLIA TRICAMPEÃ PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA DE EQUIPES
1987-1988-1989
Entre muitos amistosos Paulo Edson finalmente finalizou sua participação e do Palmeiras na disputa do 9º Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de Equipes, em 3 jogos aos quais jogou praticamente uma partida em cada um: no Parque Antárctica perdeu para o Divo Jr. do Círculo Militar no dia 5 de agosto de 1989, no extremo sul da cidade, duas semanas depois empata com o Eliahou contra o Clube Atlético Indiano em 4 x 4. Um mês e meio depois enfrentaria dois botonistas do Clube 2004: na primeira, vitória de 2 a 1 sobre Emerson, na segunda, derrota para Hélio Gherardi.
MARIA ZÉLIA TRICAMPEÃ PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA DE EQUIPES
1987-1988-1989
PALMEIRAS VICE-CAMPEÃO DE FUTEBOL DE MESA POR EQUIPES
EM 1989
![]() |
PALMEIRAS Vicecampeão Paulista: Ramos, Perrotti, Michilin, Mauro, Paulo Edson, Guerra e Gil |
A novíssima equipe do Palmeiras parecia ter chegado para ficar, pois logo na primeira competição que disputara, já alcançaria o vice-campeonato, perdendo aquele que seria seu primeiro título de futebol de mesa de equipes para os tricampeões do Maria Zélia.
Pode-se afirmar - lendo a letra fria - que Paulo Edson contribuíra para essa derrota. Pois nas 8 partidas que disputou nos dois jogos finais entre Palmeiras x Maria Zélia, de 16 pontos possíveis, só conseguiu 6 pontos. Não podemos ser mais contundente, porque não temos os resultados dos outros jogos, mas com certeza, o Dinossauro não fizera a sua parte na lição de casa.
PLAYOFF AMISTOSO
Terminado o Campeonato Paulista de Equipes, restaria para o final, a principal competição do calendário paulista. O Campeonato Paulista da Série OURO.
E o Dinossauro do Botão, Paulo Edson convidara dois botonistas colegas de Palmeiras para os últimos ajustes antes da referida competição.
Gil e Elcio travaram equilibrados confrontos na velha garagem da Vila Mariana.
Paulo Edson levara a pior nos dois confrontos. Gil vencera 2, empatara 1 e perdera somente uma partida para o Dinossauro. Elcio em 5 partidas, conseguiu 3 vitórias, 1 empate e somente uma derrota para o dono da Garagem.
Mas logo adiante veremos que esse treinamento havia sido muito bom para aquele que seria o Campeão Paulista de Futebol de Mesa no ano de 1989.
CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA - SÉRIE
OURO
CÍRCULO MILITAR - 1989
Depois de 2 anos sem títulos, o último pela Federação havia sido conquistado num torneio seletivo para o Campeonato Paulista de 1987 realizado no Clube Atlético Indiano, Paulo Edson voltou aos seus dias de glórias naquele dezembro de 1989, ao ganhar o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa da Série Ouro.
Num país quase que totalmente sem memória, apesar de tantos títulos já relatados desde à sua entrada no esporte que foi de 1959 até aquele ano, portanto 30 anos , quase que o Velho Dinossauro não escreveria seu nome na história do futebol de mesa paulista. Pois a Federação só fez constar em seus registros essa conquista até aquele momento. Mas é por essas e outras que estamos aqui para corrigir isso.
Pois bem, nessa sua última conquista o título não foi com uma performance tão brilhante assim, em 18 partidas, ganhou a maioria 8, mas empatou bastante 7, e perdeu apenas 3 jogos, inclusive na última rodada, seu amigo Lito aplicou-lhe uma goleada de 6 x 3 - Partida de Nº 10.776.
Conforme a preciosa reportagem do Diário Popular registrou, ficou assim a classificação geral:
Campeão: Paulo Edson - Palmeiras
Vice-campeão: Elvis - Corinthians
3º Hélio Suzzio - Volkswagen Clube
4º Mauro - Palmeiras
5º Erismar - Corinthians
6º Perrotti - Palmeiras
7º Zacharias - Palmeiras
8º Muradian - Maria Zélia
9º Gil - Palmeiras
10º Lito - Maria Zélia
11º Gravina - Clube 2004
12º Marão - Corinthians
13º De Franco - Clube Atlético Indiano
14º Michilin - Palmeiras
15º Rubinho - Palmeiras
16º Celso - Clube Atlético Indiano
17º Eliahou - Clube Atlético Indiano
18º Charleaux - Carbocloro
19º Helton - Maria Zélia
W.O: Jefferson - Maria Zélia
A pergunta que deixamos no "ar" é proposital: teria sido o "último canto da sereia" ou seria a última mordida do Dinossauro num título de primeira grandeza ?
Quem continuar acompanhando a contação dessa história saberá...
Amistosos e Invencibilidade
Depois da gloriosa conquista, o Dinossauro limitou-se a disputar amistosos até o final do ano, iniciando uma pequena invencibilidade. Jogou 24 amistosos, vencendo 16, empatando e perdendo 4 partidas. No finalzinho do ano começou um flerte com o Círculo Militar...
A PRIMEIRA
PARTIDA DA HISTÓRIA
- A primeira partida da história entre os Paulos, Edson e Perroti aconteceu no dia 12 de fevereiro de 1989 e o placar apontou uma sonora goleada de 6 x 2 em favor do jovem botonista - Partida de Nº10.446.
- No dia 20 de maio de 1989 o Dinossauro do Botão enfrentaria pela primeira vez na história, outro filhinho de peixe, que mais tarde montaria uma interessante banda de Rock chamada Tailgunners, o craque das duas palhetas Lelly Murray, filho do saudoso Guilherme Biscase - Partida de Nº 10.527 - Placar: 2 x 2.
- O botonista Ramos, enfrentaria Paulo Edson pela primeira vez na história, no dia 24 de junho de 1989 - Com vitória de 3 x 0 do Dinossauro - Partida de Nº10.572.
NO
MUNDO DO BOTÃO
4ª "ENCRENCA"
1º CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL DE MESA
- O botonista João, mais conhecido como GIL, do Palmeiras, foi o primeiro ganhador do campeonato brasileiro de futebol de mesa modalidade 12 toques da história. Realizado em São Paulo no Clube Atlético Indiano entre os dias 7, 8. 9 e 10 de outubro de 1989. Na mais pura verdade já houvera um campeonato "brasileiro" em São José dos Campos, (CLIC AQUI PARA ACESSAR O ANO DE 1982) mas tal qual o título de Campeão Mundial da S.E.Palmeiras no futebol profissional conquistado em 1951, disputado à época pelas principais equipes do mundo, acontecera esse "1º brasileiro", a disputa ocorrera como pode ser constatado pelas páginas de A Gazeta Esportiva, bem como da Revista Placar, no entanto não houve uma continuidade da competição, e desta forma a CBFM não reconheceu também a realização da competição como oficial. A diferença ocorrida nos dois casos análogos, é que no Futebol profissional a competição se repetiu no ano de 1952 e o Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa só voltaria 8 anos depois para não mais parar. Então voltando a 1989: Gil foi grande campeão do 1º Campeonato Brasileiro de futebol de mesa reconhecido pela Federação, recebeu a denominação de COPA GERALDO DECOURT, homenagem de todos os botonistas ao "Pai do Botão" no ano de 1989.
A classificação geral do 1º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa em 1989 foi a seguinte:
Série OURO
Campeã0: Gil - Palmeiras
Vice-campeão: Charleaux - ADC Carbocloro
3º Mauro - Palmeiras
4o Muradian - Maria Zélia
5º Rubinho - Palmeiras
6º Marão - Corinthians
7º André Zacharias - Palmeiras
8º Edu Henrique - Clube Atlético Indiano
8º Edu Henrique - Clube Atlético Indiano
9º Willian - Maria Zélia
10º De Franco - Clube Atlético Indiano
11º Marcatto - Corinthians
12º Dantas - Clube 2004
Serie Prata
Campeão: César Canutti - Círculo Militar
vice-campeão: Kelson - Clube 2004
3º Fernando Santos - Maria Zélia
4º Michilin - Palmeiras
5º Gravina - Clube 2004
Serie Bronze
Campeão e Artilheiro(103 gols): Perrotti - Palmeiras
Vice-campeão: Lindnei - Palmeiras
3º Fred - Maria Zélia
4º Sidnei - Corinthians
5º Divo Jr. - Círculo Militar
OBS: A Série Ouro abrange os botonistas classificados da 1ª e 12ª colocação.
Da 13ª a 17ª colocação estão os botonistas da Série Prata.
Da 18ª a 22ª colocação ficaram os botonistas da Série Bronze(hoje mais conhecida como 3ª Divisão)
OBS: Talvez cite-se aqui a possível 4ª encrenca do Dinossauro. Pois, como se explica, que um dos principais vitoriosos do esporte paulista não esteja incluso naquela que seria a principal competição nacional do futebol de mesa ?
Ouvimos o representante de seu clube, o Palmeiras à época, Elcio Buratini, perguntamos qual motivo que o Paulo Edson havia sido impedido de disputar o 1º e 2º Campeonatos Brasileiros de Futebol de Mesa?
Tivemos como resposta o seguinte: o Presidente Antonio Maria Della Torre usando suas prerrogativas, não convidou Paulo Edson para a disputa dos referidos campeonatos brasileiros, devido a recentes aprontamentos em que o referido botonista havia provocado. Elcio reiterou que tentou interceder em favor de seu representado, mas o Presidente não deu ouvidos às suas argumentações. Assim por conta dos dois anos seguidos repetiu-se o não convite. Esta notícia chegou ao Dinossauro do Botão, Paulo Edson e em 1991 pegou o telefone e ameaçou aos atuais dirigentes do futebol de mesa paulista da época, que, se mantivessem esse alijamento de sua participação nos campeonatos brasileiros, levaria o caso junto ao CND em Brasília e fecharia a Federação.
Resultado: a partir de 1991 Paulo Edson disputaria os campeonatos brasileiros normalmente...
Resultado: a partir de 1991 Paulo Edson disputaria os campeonatos brasileiros normalmente...
CAMPEÕES DE 1989
Os Velhinhos do Botão presta um serviço para todos os botonistas, informando ao Brasil e o Mundo, quais foram os campeões no Futebol de Mesa de São Paulo, sempre na categoria 12 toques que, se não é a regra ou modalidade melhor e maior, é a qual nós sempre estaremos abordando, cobrindo e reportando para que fique nos anais da história esportiva das palhetas, batedeiras, fichas, apertadeiras, atiradeiras ou com as réguas.
A FPFM mandou para o Diário Popular a seguinte relação dos botonistas campeões no ano de 1989:
A FPFM mandou para o Diário Popular a seguinte relação dos botonistas campeões no ano de 1989:
- O Campeão Paulista de Futebol de Mesa em 1989 da Categoria Ouro foi o Dinossauro do Botão, PAULO EDSON defendendo as cores da S.E.Palmeiras, competição realizada no Círculo Militar de São Paulo.
- O Campeão Paulista de Futebol de Mesa em 1989 da Categoria Prata(hoje, conhecida como a segunda divisão) foi o botonista Renan Roberto do S.C.Corinthians Paulista.
- O Campeão Paulista de Futebol de Mesa em 1989 da 3ª Divisão, conhecida antigamente como a Categoria Bronze foi o botonista Fred do Maria Zélia.
- O 2º botonista da história a ganhar o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa pela categoria Juvenil foi o Campeão Ferrugem do Clube 2004 de Santos.
- O primeiro torneio aberto do ano foi ganho por João Luiz, mais conhecido como Gil do Palmeiras à época, hoje como DJ JOÃO GIL,http://www.djjoaogil.blogspot.com.br/ , competição disputada em "casa" no Palmeiras
- O segundo torneio aberto do ano de 89 foi conquistado pelo campeão Muradian do Maria Zélia, nos dias 7 e 8 de outubro de 1989.
- A 8ª Taça São Paulo de Futebol de Mesa que foi disputada em 1989 foi conquistada pela 3ª vez por Muradian do Maria Zélia.A diferença é que deste 1989 até os dias de hoje, A Taça São Paulo também seria disputada em diversas séries: OURO, PRATA, BRONZE e EXTRAS, o que hoje são as 1ªs, 2ªs, 3ªs, 4ªs divisões e assim por diante...Assim podemos afirmar que o tricampeão Mura foi Campeão da Taça São Paulo da 1ª Divisão.
- Pela segunda divisão, tivemos Paulo Perroti botonista do Palmeiras como campeão da Taça São Paulo série prata.
- Na terceirona, Laguna do Círculo Militar foi o ganhador da 1ª Taça São Paulo de Futebol de Mesa da série bronze, realizada em 1989.
- Garcia foi o campeão da Taça Cidade de Itu - Série OURO, disputado no F.A.Ituano
- Carlos Guerra foi o campeão da Taça Cidade de Itu - Série PRATA, disputada na mesma sede da ouro.
- Taça Cidade de Santos de futebol de Mesa foi conquistada por Gravina do Clube 2004.
- Taça Cidade de São Bernardo do Campo de Futebol de Mesa teve como campeão Pedrinho do Volkswagen Clube.
- Copa Prefeitura de Caieiras de Futebol de Mesa foi vencida por Muradian do Maria Zélia
- Torneio Interestadual de Petrópolis de Futebol de Mesa de 1989, Campeão Gil(1ª Divisão) Edu Henrique do Clube Atlético Indiano ficaria com o título da "2ª Divisão" do Torneio de Petrópolis de Futebol de Mesa em 1989.
- O 1º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989 foi conquistado pelo botonista do Maria Zélia, João Pitóscio.
- Também do Maria Zélia, o campeão foi outro Dinossauro do Botão, o craque Lito, pai do Barricelli competição realizada no clube de seu coração, A Fazendinha...
- O papa tudo de 1989 Gil, faturaria o segundo título do ano na edição do 3º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989, realizado em Santos no ADC Carbocloro.
- O saudoso Gravina também faturou em "casa" no Clube 2004, o 4º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989.
- O 5º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989 foi conquistado por um palmeirense legítimo, Michilin no dia 13 de maio de 1989 no Clube Atlético Indiano.
- O filho do ganhador do 2º classificatório, O Lito, foi o vencedor do 6º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989 foi Celinho, hoje conhecido como Barricelli. Competição realizada no mesmo dia do 5º torneio, 13 de maio no Círculo Militar, defendendo as cores do Timão.
- O sétimo Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989 foi vencido por Erismar(o maior ganhador da Categoria Master), que venceu na final Laguna pelo placar de 5 x 3 no Sete de Setembro da Água Rasa. A curiosidade da partida, é que à época, havia árbitros nas partidas e dentre os presentes - relata Erismar - escolheu o botonista Soto do mesmo clube do seu oponente e vieram-lhe perguntar se era isso mesmo que havia escolhido e respondeu que se o Laguna não se opusesse, era mesmo a escolha feita, pois tanto o Laguna como o Souto sempre foram honestos e assim foi...
- Paulo Perroti, atual campeão de torneios da categoria adulto, foi o detentor do 8º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989, vestindo a camisa do Verdão.
Continuando a linha: filho de peixe, peixinho é, César, filho do craque Oswaldo Canutti, faturou o 9º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989, competição disputada dentro de casa, Círculo Militar. No mesmo dia, ainda incerto, houve a disputa realizada dentro da casa de Sammartino, o Parque Antárctica que venceu o décimo Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989.
- O décimo primeiro Torneio como relatado em matéria acima teve Laguna como ganhador, ficando o Dinossauro Paulo Edson com o vice-campeonato, como atesta o troféu da Competição realizada no dia 30 de julho de 1989 nas dependências do clube Maria Zélia.
- O Fenômeno, título que mais tarde seria concedido pelo primeiro blog do futebol de mesa paulista, o Táaa Láaa, ao botonista irmão do Michilin, O Mauro, foi o vencedor do 12º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989, disputado no Parque São Jorge.
- No dia 12 de agosto de 1989, o futuro dentista, Carlos, mais conhecido como Marcatto, ganharia o décimo terceiro Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989, disputado na cidade de Itú no F.A.Ituano, com a camisa do Timão.
- O 14º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989, foi ganho pelo botonista Hélio Gherardi no dia 12 de agosto de 1989 em sua "casa" o Clube 2004 de Santos.

- Davi do Volkswagen Clube venceu o 15º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989, no mesmo dia 12 de agosto, também jogando em "casa"na cidade de São Bernardo do Campo.
- O botonista Pulga do Maria Zélia faturou o 16º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989, jogando no 7 de Setembro na Água Rasa.
- Muradian conseguiu também um segundo título no ano, vencendo o 17º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989, no F.A.Ituano, dia 27 de agosto de 1989.
- O Prof. De Franco faturou o 18 Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1989, jogando no Clube Atlético Indiano com as cores deste no peito realizado no mesmo dia 27 de agosto de 1989.
- Fechando as lista de ganhadores dos Torneios Classificatórios para a disputa do Campeonato Paulista no final do ano de 1989, dois palmeirenses: André Zacharias venceu no Maria Zélia e Rubinho vencera na última chance ocorrida dentro do Parque Antárctica, ambos também no dia 27 de agosto de 1989.(Fazendo uma comparação com o Super Open atual, ao invés de uma única sede para 4 séries diferentes, o botonista escolhia uma em quatro possíveis para a disputa do torneio).
DESTAQUES POR EQUIPES
PRINCIPAL
- Além da 3ª conquista consecutiva conseguida pela equipe do Maria Zélia, tivemos como Troféu Destaque: Muradian pelo Maria Zélia
- Botonista Artilheiro: Eliahou pelo Clube Atlético Indiano
ASPIRANTES
- Palmeiras Campeão Paulista de Futebol de Mesa em 1989 (hoje atual "B")
- Destaque: Hélio Suzzio do Volkswagen Clube
- Botonista Artilheiro: André Zacharias do Palmeiras
INFANTIL
- Clube 2004 Campeão Infantil de Futebol de Mesa em 1989.
- Destaque: Espantalho do Clube 2004 de Santos
- Botonista Artilheiro: Espantalho do Clube 2004 de Santos.
RANKING DOS BOTONISTAS 1989
O Jornal Diário Popular divulgou os 10 primeiros botonistas do ranking do ano de 1989:
1º Muradian - Maria Zélia---------------------2833
2º Jefferson - Maria Zélia--------------------1909
3º Paulo Edson - Palmeiras------------------1744
4º Gravina - Clube 2004----------------------1739
5º Elvis - Corinthians--------------------------1652
6º Helton - Maria Zélia-----------------------1644
7º Eliahou - C.A.Indiano---------------------1620
8º Erismar - Corinthians---------------------1593
9º Celso - C.A.Indiano------------------------1564
10º Hélio Suzzio - Volkswagen Clube-----1535
RESUMO DE 1989
PARTIDAS 10.397 a 10.800
OBS: NA ÚLTIMA COLUNA, LOCAL/COMPETIÇÃO, TODA PARTIDA QUE ESTIVER PREENCHIDO SOMENTE LOCAL, TRATA-SE DE UM AMISTOSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CASO HAJA PERDA DE SINCRONIA NA CRONOLOGIA DAS DATAS, BASTA CLICAR NO TOPO DO BLOG, NA PRIMEIRA LINHA "ANO" E DEPOIS EM "POSTAGENS MAIS RECENTES", QUE A ORDEM É RESTABELECIDA.