ANO XXIV - 1982 - PARTIDAS 7469 A 7964







AMISTOSOS INTEREQUIPES
ALFA-RIACHUELO X GRÊMIO PAULISTA




As equipes de futebol de mesa começaram a todo vapor neste começo de 1982, logo no segundo dia do ano, Muradian & seus comparsas visitaram a sede do Alfa da Lapa, para um "esquenta" contra a equipe do Alfa-Riachuelo e se deram bem, vencendo o amistoso por 32 x 18.
Paulo Edson, jogou naquele sábado 7 jogos, 5 pelo amistoso interequipes e 2 jogos amistoso individual. Repetiu a dose ao perder duas vezes para o Glênio e ganhou duas vezes do José Pinheiro. Marcou 6 pontos com dois empates, duas vitórias e a referida derrota para o Glenio - Partidas de Nºs 7469 a 7475.




ZONA LESTE  X ZONA SUL



Parece que naquela época era normal a disputa de amistosos interequipes. Três dias depois do amistoso que abriu 1982, lá estavam no Colégio São Judas, os botonistas reunidos em festa para disputa de um amistoso, reunindo toda a nata do botonismo paulista, Para a entrega da premiação das disputas ocorridas no final do ano anterior. E a equipe defendida pelo Dinossauro do Botão, não fez por menos, venceu por 32 x 18. a Zona Leste. Paulo Edson da Zona Sul, jogou 3 partidas e venceu Domingos, Lito e Hideo - Partidas de Nºs 7476 a 7478. A foto acima foi tirada na partida entre Lito x Paulo Edson. O Professor Mesquita, providenciou dois jogos de camisas do Colégio São Judas, porém, a equipe da Zona Leste teve que vestir camisas de basquete do referido colégio, portanto explicado as mesmas cores e o frescor das camisas dos botonistas da ZL. 



45ª TAÇA GRÊMIO PAULISTA
DE FUTEBOL DE MESA


Não deu para O Dinossauro na edição da 45ª Taça Grêmio Paulista de Futebol de Mesa, sua primeira competição do ano, apesar das 4 vitórias que obteve na competição, a derrota de 5 x 4 para Muradian - Partida de Nº 7489, disputada no dia 9 de janeiro de 1982, lhe tirou a possibilidade de brigar pelo título e o próprio Muradian faturou essa, deixando Paulo Edson no 4º lugar, em 3º José Pinheiro e com o vice, Humberto.


2º TORNEIO DE FÉRIAS
BOM CONSELHO





Cinco dias mais tarde, Paulo Edson foi ao "Bom Conselho" e repetiu a dose do torneio anterior, venceu, venceu, mas quando chegou na partida decisiva, sucumbiu à melhor performance de seu adversário - no caso -  seu Algoz foi Oswaldo Canutti - Partida de Nº 7494 - que apontou o placar adverso de 4 x 2 no dia 14 de janeiro de 1982.



TORNEIO ALFARIACHUELO




Finalmente o primeiro título deste 1982, na carreira esportiva do botonista Paulo Edson, na partida final vencera a Paulo Aissum - Partida de Nº 7532 - com o placar apontando: 
Paulo Edson 3 x 2 Paulo Aissum

Com esta vitória, Paulo Edson conquistara mais um troféu para sua galeria de premiações, alcançando a marca de 239 até o dia 30 de janeiro de 1982.


TORNEIO VERÃO - CSJT



Na semana seguinte, o craque Atienza tirou das mãos do Dinossauro mais um título do Torneio de Verão realizado no dia 4 de fevereiro na sede do Colégio São Judas Tadeu, ao lhe vencer pelo placar de 3 x 2 - Partida de Nº 7538, ficando assim Paulo Edson com a 3ª colocação no referido torneio. A final seria disputada entre seu amigo Bóris, com o Atienza...



COPA PRIMO DE FUTEBOL DE MESA 
BOTUNICE - 10 de dezembro a 25 de março




É difícil encaixar na cronologia algumas competições que se disputam paralelamente às outras e esta Copa Primo é uma delas, pois começou no final de 1981 e se extendeu até o dia 25 de março de 1982, quando Paulo Edson disputou a Partida de Nº 7573 contra Tati, empatando em dois, dos 131 gols que marcou ao longo de 26 jogos dos quais o dinossauro deitou e rolou, vencendo 22, empatando 2 e perdendo outros 2 jogos, com direito a sonoras goleadas como as de 12 x 4 em cima do Márcio, 7 x 0 contra o Elielson, bem como 8 x 3 no Walter e levou uma também do Alvinho de 6 a 2.
Assim ficava a classificação até o dia 25 de março de 1982:


Campeão Paulo Edson

Vice-campeão Paulo Emílio
 Tero
 Hélio e Flosi(disputariam partida extra)
 Cláudio
 Della Torre
 Carlinhos e Vasco(disputariam partida extra)
10º Soto
11º Wagner
12º Toninho e Márcio(disputariam partida extra)
14º Alvino
15º Flávio
16º Tati(que poderia ser o 9º)
17º Uchoa
18º Marco Antonio
19º Gerônimo
20º Kiko
21º Amauri
22º Walter
23º Leonardo
24º Yoshinori



CAMPEONATO PAULISTA DE EQUIPES DE FUTEBOL DE MESA
FPFM




Dois dias depois, no mesmo local em que Paulo Edson havia conquistado a Copa Primo, deu-se abertura ao 2º Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa da história, onde as duas equipes jogariam em "casa". Pois tanto o Botunice, quanto o Alfariachuelo, ocupavam quase o mesmo lugar no espaço: a sede do Alfa Clube da Lapa. E essa seria a camisa em que Paulo Edson envergaria no ano de 1982. Na partida de estréia, Paulo Edson somente empatou com Terô em 3 a 3, mas nas demais, não tomou conhecimento dos botonistas do Botunice,  sapecando 4 vitórias com goleadas de  8 x 1 e 8 x 2, que ajudaram a dar a vitória do Alfariachuelo - Partidas de Nºs 7576 a 7580. Repare, amigo internauta, que naquele tempo, as partidas de equipes eram disputadas em 5 jogos, valendo dois pontos para cada vitória.












2º TORNEIO INTEGRAÇÃO
CLUBE ATLÉTICO INDIANO  DE FUTEBOL DE MESA - "CAI 82"


Foram 25 botonistas reunidos no novo espaço que viria a ser bem tradicional aqui na cidade de São Paulo, o Clube Atlético Indiano, e o craque do Clube Paulistano Hideo, campeão paulista do ano de 1981, não deixou por mesmo, faturando mais essa. Mingão ficou com o vice-campeoanto, Paulo Edson, mais uma vez bem colocado, faturaria sua 241ª premiação com um belo troféu. Destacamos um 9 x 3 sodrido pelo dinossauro contra Mingão na 1ª fase, e depois empatariam em  5 x 5 e na última rodada, um empate com o campeão em 3 x 3 - Partida de Nº 7595 disputada no dia 4 de abril de 1982.



1ª COPA UNIBOP DE FUTEBOL DE MESA
BOTUNICE



10 x 4, foi o resultado surpreendente do jogo final entre o campeão Paulo Edson e o vice Schalke no torneio disputado no Botunice da Lapa(mesmo espaço do Alfa Clube). A curiosidade, ficou por conta do nosso querido 
Schalke, que recentemente, teve acesso aos rascunhos deste blog, e disse não ter recordação dessa, fatídiga partida. 



4º TORNEIO ALFARIACHUELO DE FUTEBOL DE MESA



Logo depois do título da Copa Unibop, Paulo Edson teve um péssimo início na Taça São Paulo, que falaremos um pouco mais adiante, antes esteve em seu clube para em 11 jogos disputar o 4º Torneio Alfariachuelo e por culpa do botonista oriundo do Som Só Som,  o Brandão,  ficou somente com a 3ª colocação, e Este não resistiu ao melhor futebol de Rubem Vinadé que ganhara todas as edições do referido torneio. 


1ª TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL DE MESA
C.S.J.T.

Mingão foi o ganhador da 2ª Taça Cidade de  São Paulo de Futebol de Mesa, que foi considerada a 1ª Taça São Paulo de Futebol de Mesa oficializada pela Federação Paulista de Futebol de Mesa.
Parece complicado mas não é - explicamos: em 1980, disputou-se, o mesmo torneio porém foi dado dois nomes: "Taça São Paulo" e Taça Estado, assim o COFI e/ou FPFM resolveu oficializar a competição, como o 1º Campeonato Paulista de Futebol de Mesa. Entretanto, nos moldes que conhecemos hoje, a Taça São Paulo, a referida competição que o botonista Mingão conquistou, realmente é que se aproxima ou se parece mais com a que estamos acostumados, a começar pela data escolhida, perto do meio do ano. E no final do ano, disputaria-se a chamada "final" que são aqueles credenciados a disputar o Campeonato Paulista. Sendo assim, o jornal A Gazeta Esportiva não errou nessa, e nem nós nos comentários.
Pois bem, voltando aos registros históricos, que é o quê mais interessa, aos propósitos deste blog, Domingos foi o grande Campeão, disputando uma partida extra com o Muradian que ficou com o vice-campeonato. O velho dinossauro ficou com a honrosa 3ª colocação. Veja abaixo, como ficou a classificação final desta 1ª Taça São Paulo de Futebol de Mesa:

Campeão Mingão
Vice-campeão Muradian
Paulo Edson
Brandão
Hélio Gherardi
José MESQUITA
Rubem VINADÉ
Roberto
Marcial Ferreira JARDIM
10º Alenxandre BÓRIS
11º Tati
12º Lito
13º Paulo Emílio
14º Atienza
15º Paulo Aissum
16º Oswaldo Canutti
17º Primo
18º Juca



TORNEIO "RELÂMPAGO"
ALFARIACHUELO



E entre uma Taça São Paulo daqui, um Copa Lito de lá, outra Copa Hideo acolá, Paulo Edson disputava e levava mais um daqueles torneios relâmpagos que todos os clubes fazem e ninguém mais se lembra de nada, mas como  Sr. Paulo Edson Zanotti  anotava quase tudo, esse torneio não ficou de fora, destacamos, conforme atesta as páginas de seus cadernos, essa vitória que Lhe rendera uma Taça de Campeão, no dia 26 de junho de 1982, ao derrotar no jogo final o então dentista Primo, pelos placar de 5 a 2 - Partida de Nº 7748.

COPA LITO DE FUTEBOL DE MESA
BOTUNICE
TORNEIO DE FUTEBOL DE MESA 

BOM CONSELHO


Outra competição de longa duração foi essa Copa Lito de Futebol de Mesa realizada pelo Botunice na Lapa do dia 25 março, extendendo-se até o dia 19 de agosto. Tati foi o grande campeão, numa disputa pelo vice-campeonato, estiveram presentes Flosi e Paulo Edson. O Dinossauro teve melhor sorte vencendo pelo placar de 7 x 4 - Partida de Nº 7807, levando uma taça para sua galeria de conquistas.

Um pouco antes, foi a vez de Paulo Edson perder num torneio relâmpago no Bom Conselho, pois pela 3ª vez consecutiva, Lito faria mais uma vítima vencendo o dinossauro pelo placar de 4 a 2 - Partida de Nº 7786 no dia 22 de julho de 1982 conquistando o Tri da competição.


CAMPEONATO PAULISTA DE EQUIPES DE FUTMESA




Um pouco antes prosseguia o Campeonato Paulita de Equipes, precisamente no dia 17 de junho de 1982, a equipe defendida por Paulo Edson foi à sede do Bom Conselho para marcar mais uma vitória de 35 x 15, O Dinossauro do Botão, foi o Bam-bam-bam da partida marcando 10 pontos em favor do Alfariachuelo. 


campeonato paulista de equipes de futebol de mesa  alfariachuelo x Bom Conselho - 17 de junho 1982





TORNEIO ESPANHA 82
CSJT
CAMPEÃO LITO
PAULO EDSON VICE




Mais um torneio de peso disputado no Colégio São Judas Tadeu, que homenageou a Copa do Mundo em que o Brasil encantou o mundo com seu futebol e deixou os italianos fazerem a festa, mas quem fez a festa neste "Espanha-82" foi o Lito que mais uma vez no ano derrotara o dinossauro numa final, por "tranquilos" 3 a 1 - Partida de Nº 7765 no dia 6 de julho de 1982. Estiveram na parte principal do pódium, em 3º lugar: Oswaldo Canutti e na quarta colocação: Flosi.
Participaram do Torneio Espanha 82, os seguintes botonistas:

Atienza, Bóris, Primo, Oswaldo Canutti, Hélio Gherardi, Flosi, Lito, Antonio Maria DELLA TORRE, Airam, Natal, Antoninho, Paulo Emílio, Paulo Edson, Domingos, Osvaldo, Paulo Aissum, Tati, Jardim, Roberto, Muradian, José MESQUITA, Feliciano, Narciso e José Reinaldo.

CAMPEONATO PAULISTA DE EQUIPES DE FUTEBOL DE MESA




O Alfariachuelo, equipe de Paulo Edson neste 1982, não estava para brincadeira, pegou por duas vezes a equipe santista do Grup´s e mostrou a força dos paulistas. O Dinossauro do Botão, mais uma vez foi o bam-bam-bam do jogo, marcando 9 pontos dos 10 possíveis. O Gravina, não deixou que Ele fosse o botonista 100%, arrancado-lhe um empate em 4 gols, e o Alfariachuelo proseguia na competição, já o Grup´s se despedia...

campeonato paulista de equipes de futebol de mesa  alfariachuelo x grup´s - 1982









         24  X  26  



Na sequência das finais do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1982, Paulo Edson não estava nada inspirado, começou perdendo e empatando muito e ficou nos 50% ao vencer na última rodada, Mingão pelo placar de 4 x 3 - Partida de Nº 7872 e assim, a equipe do Alfariachuelo "dizia" adeus à disputa do título, perdendo para a equipe de José Mesquita por conta de 2 pontos, apontanto o placar 26 x 24.












COPA HIDEO E COPA ELIAHOU DE FUTEBOL DE MESA
B O T U N I C E


Paulo Edson que andou enrolado com problemas de saúde na família, poderia ser ao menos o vice-campeão da Copa Hideo de futebol de mesa, se não fosse suas justificadas faltas no referido certame, teve que acatar o que rezava o regulamento e desta forma, ainda ficou com um honroso 4º lugar. Hélio Gherardi, o grande campeão do longínquo torneio realizado nas dependências do Botunice na Lapa. Paulo Emílio ficou com o vice-campeonato pela força do regulamento, o mesmo aconteceu com Flosi que ficou na terceira colocação. Completava a segunda parte do pódium: Schalke, Flávio, Terô e  na oitava posição Uchoa. Paralelamente à Copa Hideo, rolava a Copa Eliahou, mas nessa o dinossauro não seguiu até o fim pelos mesmos motivos, que o tiraram da final do torneio integração individual.



TORNEIO "RELÂMPAGO"
BOM CONSELHO




Fechando o ano, Paulo Edson foi até ao Bom Conselho no dia 2 de dezembro de 1982, para jogar um torneio, daqueles relâmpagos e em 4 jogos liquidou a fatura - Partida de No 7944 - com o placar de 4 x 3 contra Roberto, conquistando assim a sua ducentésima quinquagésima premiação(250ª).




A PRIMEIRA PARTIDA DA HISTÓRIA

  • No dia 16 de janeiro de 1982, deu-se a primeira partida da história entre Paulo Edson e Alexandre GUERRA - Partida de Nº 7496 - placar final 5 a 3 para o Dinossauro.
  • No dia 4 de fevereiro de 1982, aconteceram dois primeiros confrontos da história envolvendo O Dinossauro. Na Partida de Nº 7534, vencida pelo placar de 2 x 0, Paulo Edson ganhou de Feliciano. Na Partida de Nº 7537, Paulo Edson empatou com Pês de 3 x 3.



NO MUNDO DO BOTÃO

O FIM DO LEVA-LEVA




  • Uma decisão muito importante, tomada pelo COFI em abril deste 1982,
foi o começo da implantação do limite de toques em cada posse de bola, tornando o esporte mais dinâmico.











  • O Clube Atlético Indiano abriu suas portas para o futebol de mesa em 1982. Conforme detalha as Páginas de A Gazeta Esportiva acima, a Diretoria do CAI foi formada por: seu presidente Arnaldo Aquilino, Walter Starkbauer(vice de esportes), o diretor do futebol de mesa, Atienza e Antonio Carlos Bernardo(sub-diretor do futebol de mesa).



  • Outro importante segmento da sociedade, mais propriamente da industria, abre suas portas para a criação de seu departamento de futebol de mesa, A Volkswagen, capitaneado pelo Sr. Sérgio Pereira Antunes, a montadora começou suas atividades entre 1982 e federou-se para valer em 1983.

Eliahou conquistava o título de Campeão do Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1982, competição realizada no Clube Atlético Indiano no mês de setembro.
Conforme relatou a publicação de A Gazeta Esportiva, foram 72 botonistas que foram se eliminando até chegar nos nove finalistas que disputariam um todos contra todos, na última rodada, o craque do Clube Paulistano, Eliahou, de camarote torcendo para um empate  entre seu companheiro de clube Gercino  e Tero para ser campeão e aconteceu.

Essa foi a classificação final:

Eliahou - Clube Paulistano
Gercino - Clube Paulistano
Terô - Botunice
Amaral - Grêmio Paulista
Kiko - Clube Paulistano
Edu - Grêmio Paulista
Airam - Colégio ão Judas
Glênio - Grêmio Paulista
Edson Arnaldo- Clube Paulistano



CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL DE MESA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 1982



Transcrevemos na íntegra a reportagem de A Gazeta Esportiva que assim relatou a realização do 1º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa da história:
"O 1º Campeonato Brasileiro de futebol de mesa em São José dos Campos foi, sob todos os aspectos, o torneio mais bem organizado que se tem notícia na história do futebol de mesa no Brasil.

Foram 64 disputantes, oriundos de todas as partes do Brasil, como Taubaté, São Paulo, Santo Antonio da Platina-PR, Porto Alegre-RS, Cidade Ocidental-GO, Curitiba-PR, Rio de Janeiro-RJ,  Rio Claro-SP, Santos-SP, Jacareí-SP, Brasília-DF, Belo Horizonte-MG, Manaus-AM e da própria localidade.  De Taubaté compareceram: Norberto Filho, Chris, Cursino e Orlando Abud, Ortiz Matos, Norberto e Viela. De São José dos Campos participaram: Rubinho, Dahil, Dalmo, Placídio, Conroberto, Carlos Roberto Machado, Adalton, Gustavo, Luis Carlos Costa, José Dimas, Paulo Yrie, Paulo Giolo, Henrique, Fábio Aessami, João Bosco Henrique, Lencioni, Neif, o botonista Batman, Toninho e Dalmo Filho. De São Paulo: Tati, Paulo Giacoia Emílio, Muradian, Mingão e Della Torre. Além dos representantes do Grêmio Itaú, que foram Gilberto Brandão,  Sá e Clarel. De Santo Antonio da Platina-Pr: Sebastião Sobrinho, Pedro Barros, Marcelo Feltran e Flávio Junior. De Porto Alegre-RS compareceu Volcato. Da Cidade Ocidental-GO: William e Jorge Dias. De Curitiba-PR: Roberto Beltrami, Agacir José, Carlos Roberto Ferreira. Do Rio de Janeiro: Jorge Savaget, José de Oliveira(Piqueri), Jorge Antonio, Ronaldo e Joaquim. De Rio Claro-SP compareceu Nivaldo. De Santos-SP: Gravina e Novaes. De Jacareí-SP: Augusto, Alexandre, Osires, Luis Antonio Standke e Milton Quino Junior. De Brasília-DF compareceram os embaixadores da simpatia que são: Morgado, Libório, Chico Vidal e Carlos Rogério. De Belo Horizonte-MG o personalíssimo Galba Novaes. De Manaus-AM Gentil Jefferson.

Foi o torneio das emoções: no almoço do dia 10, com todos presentes, Agacir José, o “Showman” e presidente da Federação Paranaense de Futebol de Mesa, fez um sensacional  “Show” misto de piadas, representação e imitações, cantando em tom altíssimo com belíssimos tons de voz a música “ Creio em Ti”, com todos os presentes de mãos dadas,  tendo muitos chorados durante e no final da música. Mingão também comoveu a todos vendo o seu inseparável Amigo Della Torre ter conseguido o título e pondo-se a chorar copiosamente. Jefferson também não resistiu ao pranto quando, durante a cerimônia de encerramento, Della Torre o presenteou com o time da França, campeão, muito bonito por sinal e que Jefferson queria comprar a qualquer custo. Enfim, parecia uma reunião de quase uma centena de irmãos controlados pelo impecável e incansável José Geraldo Standke.

A partida final foi disptuda entre Libório 1 x 3 Della Torre, num clima de perfeita cordialidade e com impecável arbitragem de Batman.

Além dos diplomas e medalhas oferecidos a cada um dos participantes pela Organização do torneio, saíram premiados os seguintes botonistas:




Campeão: Della Torre – Botunice-SP
Vice Campeão: Libório – DF
Muradian – Grêmio Paulista-SP
Morgado – DF
Jorge Antonio Savaget – RJ
Mingão – Colégio São Judas-SP
Batman – São José dos Campos-SP
Luís Antonio – Jacareí-SP
Paulo Emílio Alfariachuelo-SP
10º Jorge Dias – GO
Destaque: Libório - DF
Revelação: Milton Quina Junior – Jacareí-SP
Simpatia: Galba Novaes – MG
Disciplina: Chico Vidal – DF

Gol mais rápido(aos 10 segundos com o botão nº 9): Batman – São José dos Campos-SP

Botonista-Mor: Antonio Maria Della Torre – Botunice-SP
Defesa Menos Vasada(16 gols): Batman – São José dos Campos-SP
Ataque mais Positivo(55 gols): Paulo Emílio – Alfariachuelo-SP
Botão Artilheiro(19 gols): botão nº 15 do Mingão Colégio São Judas-SP"
Esse foi o primeiro campeonato brasileiro de futebol de mesa da história, mas que infelizmente não houve um "reconhecimento" da FPFM. Mas que existiu, existiu...
Estão aí as páginas de A Gazeta Esportiva e a Revista Placar que não me deixam mentir.




COLÉGIO SÃO JUDAS TADEU
BICAMPEÃO PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA




  • E no segundo ano de Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa, realizado ao longo deste 1982,  O Colégio São Judas Tadeu capitaneado por José MESQUITA, conquistou o bicampeonato com uma certa tranquilidade. Pois com uma rodada de antecipação seus botonistas: Alexandre Bóris, José Reinaldo, Mingão, Paulo Marinelli, Jardim, Lito, Atienza, Roberto e Airam, já comemoravam o título de bicampeão paulista por equipes de 1982.


CLUBE PAULISTANO DE FUTEBOL DE MESA
BI-VICE-CAMPEÃO PAULISTA DE EQUIPES 1982





3º CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA 1982
JARDIM CAMPEÃO



  • O Botonista Marcial Ferreira, mais conhecido como JARDIM, foi o grande campeão paulista de futebol de mesa no ano de 1982. Abaixo publicamos a classificação geral, graças às páginas de A Gazeta Esportiva:




Campeão: Jardim - Colégio São Judas
Vice-campeão: Paulo Emílio - Alfariachuelo
Mesquita - Colégio São Judas
Bóris - Colégio São Judas
Lito - Colégio São Judas
Mingão - Colégio São Judas
Muradian - Grêmio Paulista
Atienza - Colégio São Judas
Flosi - Unibop
10º Terô - Botunice
11º Flávio Pereira - Clube Paulistano
11º Hideo - Clube Paulistano
13º Perrichil - Bom Conselho
14º Kiko - Clube Paulistano
15º Oswaldo Canutti - Bom Conselho
16º De Franco - Clube Paulistano
17º Eliahou - Clube Paulistano
18º Hélio - Botunice
19º Rubem Vinadé - Alfariachuelo
20º Shalke - Unibop
21ºLélio - Clube Paulistano
22º Newton Coelho - Alfariachuelo
23º Pedro - Nacional(WO)
23º J.Reinaldo - Colégio São Judas(WO) 



RESUMO DE 1982






PARTIDAS 7469 a 7964
7469 A 7964 2
OBS: NA ÚLTIMA COLUNA LOCAL/COMPETIÇÃO, TODA PARTIDA EM QUE ESTIVER PREENCHIDO SOMENTE O LOCAL, TRATA-SE DE UM AMISTOSO


ATENÇÃO

Por motivos técnicos operacionais, alheios à nossa vontade, neste local do blog, o "loop" da cronologia das datas "quebrou-se". Para normalizar, é necessário clicar bem no top da postagem, a 1ª linha onde está escrita a palavra "ANO" (cor amarelo dourado).


Depois é só clicar normalmente em postagens mais recentes ou mais antigas.

Nenhum comentário: