ANO XXX - 1988 - PARTIDAS 10007 A 10396



O ano começou para Paulo Edson com 54 partidas amistosas disputadas até 28 de fevereiro, quase que, exclusivamente no Palmeiras. Foram 38 vitórias, 11 empates e apenas 8 derrotas, marcou 236 e sofreu 122 gols. Assim foi o começo do ano para o Dinossauro do Botão. Em março começaria o

Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa 1988



Diretamente de sua coleção de camisetas de clubes de futebol de mesa, Paulo Edson estreiaria em seu novo clube, a Sociedade Esportiva Palmeiras, vestindo esta linda camisa num amistoso realizado no Palestra Itália no dia 6 de março de 1988 contra a forte equipe do Grêmio Paulista de Futebol de Mesa. Infelizmente não temos o resultado do amistoso interequipes, mas o Dinossauro fez bonito: só o Marão, na terceira rodada lhe "roubara" um único pontinho num empate de 2 a 2 - Partida de Nº 10.074.




Seis dias depois a estréia no Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa, deu-se contra uma espécie de "Palmeiras B", o Palestra Itália, equipe nascida de dentro do Próprio Palmeiras, o que possibilitara um maior número de pessoas disputando o campeonato por equipes. Paulo Edson não poderia ter uma performance melhor, venceu todas as partidas, tornando-se o botonista bam-bam-bam do jogo.





Duas semanas mais tarde, os "palmeirenses" iriam até o bairro da Pedreira para encarar o time do Muteki de futebol de mesa. O Paulo Edson só jogou 3 partidas. Venceu duas e perdeu na última para o Tadeu, pelo placar de 3 x 1 no dia 26 de março de 1988.





Já no confronto contra atual equipe campeã paulista por equipes, Maria Zélia, Paulo Edson saiu-se bem, vencendo as duas primeiras partidas contra dois botonistas, que atualmente continuam defendendo as cores do antigo clube paulista, Lito e Mura, ambos com apertados 1 x 0 e 5 x 4, respectivamente - Partidas de Nºs 10.104 e 10.105. Nas demais somente empates.




COPA EUROPA DE FUTEBOL DE MESA

S.E.PALMEIRAS

Neste 1988, pode ser considerado um ano atípico na vida esportiva do botonista Paulo Edson. Num raro torneio disputado pelo Dinossauro no Palmeiras, segundo as anotações de seus cadernos quase infalíveis, Ele disputou 14 jogos e venceu 10 partidas. Depois da marcação da Partida de Nº10.133 contra o botonista Divo, em que Paulo Edson ganhou por 7 x 2 no dia 27 de abril de 1988, o "infeliz" não anotou mais nada...
Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa




Depois do misterioso paradeiro da Copa Europa, realizada no Palmeiras,  dois dias depois, houve um amistoso interequipes em plena sexta-feira na sede do Maria Zélia, entre os botonistas do Bandeirante, contra os palmeirenses. Neste amistoso, Paulo Edson perdeu apenas para o filho do Oswaldo Canutti, o jovem César, pelo placar de  3 x 2, as outras 3 que jogou venceu. No dia seguinte abria-se a 2ª fase do  8º Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa em 1988, com a mesma partida da abertura da 1ª fase e na mesma sede, pois o jogo seria de Palmeiras contra Palmeiras.

A recém criada equipe do Palmeiras, enfrentaria "seu time B", a equipe do Palestra Itália. Paulo Edson jogou apenas 3 partidas e também perdeu apenas para Edésio - Partida de Nº 10.138 no dia 30 de abril de 1988.










Dia de Massacre na Garagem Paulo Edson



Sem disputar muitos torneios em 1988, Paulo Edson tirou as teias de aranha do seu "Estádio São Paulo", recebendo na sede de sua empoeirada garagem, que desde o dia 14 de julho, não recebia uma partida, o seu amigo dentista Roberto Leite. O playoff teve 5 partidas com direito a massacre por parte do Dinossauro, que aplicou uma sonora e acachapante goleada de 11 a 0 em seu visitante - Partida de Nº10.156 no dia 21 de maio de 1988.

No dia seguinte, de volta à sede do Maria Zélia para enfrentar os botonistas da Casa, porém desta feita, Paulo Edson apanhou feito criança, e a única partida que conseguiu um empate de 2 a 2, foi contra o jovem Jefferson - Partida de Nº 10.160.

Quatro dias mais tarde, mais playoff, desta vez foi até a rua Iperoig para em 5 partidas jogar contra outro amigo, João Gil que mais tarde seria um competente DJ. das noites paulistana e um esforçado jogador de basquete amador. Paulo Edson também levou a melhor e não chegou a massacrar, mas aplicou outra goleada considerável a um amigo, 8 a 0 - Partida de Nº10.165 - no dia 26 de maio de 1988, onde não perdeu nenhuma.








COPA INDIANENSE DE FUTEBOL DE MESA 

C.A.INDIANO - 1988




















5 meses depois, num absoluto jejum de "glórias" e/ou premiação, o Velho Dinossauro voltou a receber uma medalha. A premiação não veio com um título e sim com o 3º lugar obtido num torneio realizado no Clube Atlético Indiano chamado "COPA INDIANENSE DE FUTEBOL DE MESA". Foram 12 jogos, 8 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.




TORNEIO SELETIVO PARA O CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA
MARIA ZÉLIA
MURA CAMPEÃO!




O único troféu de Paulo Edson no ano de 1988 foi conquistado pelo vice-campeonato neste Torneio Classificatório Juventude para o Campeonato Paulista no final do ano realizado nas dependências da Sociedade Amigos da Vila Maria Zélia.
Na última rodada, perdera o título ao ser derrotado pelo Sheik do Botão, o craque Mura  que  levou essa, placar de 3 x 1 - Partida de Nº 10.203 no dia 19 de junho de 1988.



7ª TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL DE MESA
S.E.PALMEIRAS 1988




De nada adiantou a preparação que o Dinossauro fez, recebendo em sua garagem para outros confrontos com seu amigo Roberto Leite, onde conseguiu 6 vitórias consecutivas, pois na hora do "vamo vê", novamente medíocre foi sua participação numa competição oficial da Federação Paulista de Futebol de Mesa. Desta feita a média performance se deu na edição da 7ª edição da Taça São Paulo de Futebol de Mesa realizada no ano de 1988. Paulo Edson ficou em décimo terceiro lugar(13º). Em 23 jogos que disputou, ganhou 9, empatou 6 e perdera 8 partidas. Marcou 59 e sofreu 56 gols - com média de 2,57 marcados por partida.
Foto do site da FPFM

O botonista do Corinthians, Jean Pierre Ales Janer, foi o grande campeão!






Os outros botonistas que participaram da 7ª edição da Taça São Paulo de Futebol de Mesa realizada na Sociedade Esportiva foram:
Flávio Pereira, Elcio, Oswaldo Canutti, Gil, Barricelli, De Franco, Eliahou, Lito, Helton, Erismar, Jean, Renatinho, Elvis, Eny, Sidnei Raillo, Hélio Gherardi, Arnaldo Tozato, Rubem Vinadé, Gna, Muradian, Denis Moreira e Carlinhos


Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa


De volta à competição por equipes, prosseguiu o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1988 em sua segunda fase primeiro turno, com uma partida valendo pontos, diferentemente do amistoso disputado pelas equipes do Bandeirantes x Palmeiras. Mas o Dinossauro repetiu a dose em derrota. Também só perdeu uma partida, e seu algoz fora Roberto Richetti placar 2 a 1.  Empatou duas com a família Canutti.




Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista 1988
S.E.PALMEIRAS


 



Tudo leva a crer que Paulo Edson fora eliminado logo na 1ª fase deste 2º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de 1988. Pois somente jogou 5 partidas. Sua única derrota no torneio foi justamente para o campeão do 2º Torneio Classificatório de 1988, seu amigo, o jovem Sammartino no dia 14 de agosto de 1988 - Partida de Nº 10.271 placar 5 x 3.





Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa


Como mais nada aconteceu de importante durante o ano esportivo para Paulo Edson, colocamos tudo no mesmo "balaio" as performances de Paulo Edson nos seus jogos de equipes pela Sociedade Esportiva Palmeiras

Pela 3ª vez no ano, o Palmeiras enfrentaria a então atual equipe campeã paulista por equipes, Maria Zélia, e o Dinossauro voltaria a ter uma boa atuação. Só perdeu na segunda rodada para Fernando Santos pelo placar de 3 x 2 - Partida de Nº 10.277 no dia 20 de agosto de 1988. Na semana seguinte,  um jogo verde. Paulo Edson e seus Comparsas receberiam os botonistas do Carbocloro. Outra boa atuação do Dinossauro. Perdeu a única na primeira rodada para Charleaux por 3 x 2 - Partida de nº 10.285. 

X



Na sequência um Derbi do futebol paulista: Paulo Edson foi até o Parque São Jorge e fez bonito, ganhou 3 partidas, empatou duas, ficando invicto no jogo de equipes de Corinthians x Palmeiras.
Duas semanas depois uma má jornada do Dinossauro do Botão, que foi junto com os outros "palmeirenses" à sede do Clube Paulistano de Futebol de Mesa localizada na Av. Eusébio Matoso, em plena escola de Caligrafia do Professor De Franco, que lhe vencera na última rodada pelo placar 2 x 1 - Partida de Nº 10.309.
Duas semanas depois a recuperação, quando foram a Santos e teve um rendimento de 100%, porém jogou somente 3 partidas contra os botonistas do ADC Carbocloro.


No dia 15 de outubro de 1988 Paulo Edson recebeu no Parque Antárctica, juntamente com outros "palmeirenses" a simpática equipe do Bandeirante e o Dinossauro ficou nos 50%.
Na penúltima rodada do campeonato, novamente a turma do Muradian, pela 4ª vez se enfrentariam e Paulo Edson repetira a dose do último encontro, perdendo apenas para Fernando Santos novamente pelo mesmo placar de 3 x 2, na penúltima rodada - Partida de Nº 10.331.
E fechando sua participação no Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa no ano de 1988, Paulo Edson e seus colegas de S.E.Palmeiras, enfrentariam na partida de volta, os craques do outro parque, o São Jorge e não se dera muito bem, perdendo as duas primeiras, ganhou a terceira e empatou as duas últimas.




Campeonato Paulista de Futebol de Mesa (Ouro)
S.C.CORINTHIANS PTA.
MURA CAMPEÃO!


Insignificante participação de Paulo Edson na edição do 9º Campeonato Paulista de Futebol de Mesa!
Nada chamou-nos atenção nas 23 partidas em que o Dinossauro disputou, a não ser a goleada que sofreu para o Prof. De Franco - a maior da história entre os dois - de 6 x 1 - Partida de Nº 10.367. E também a partida travada com Jefferson em que o Dinossauro perdera de 7 x 5. Nada mais mereceu um destaque. Com 7 vitórias, 5 empates e 11 derrotas, só coube ao Velho Dinossauro a vigésima colocação. 
Graças à publicação do jornal Diário Popular, publicamos abaixo o pódium e demais participantes desta nona edição do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa:
Campeão: Muradian - Maria Zélia
Vice-campeão:Jefferson - Maria Zélia
3º Celso - Paulistano
4º Kelson - Clube 2004
5º Helton - Maria Zélia
6º Roberto Richetti - Bandeirante
7º De Franco - Paulistano
8º Eliahou - Paulistano 
9º Mauro - Palmeiras
10ºOswaldo Canutti - Bandeirante

Elcio - Sammartino -  Jean - Sidnei Railo - Erismar - Elvis - Rubem Vinadé - Barricelli - Denis Moreira - Gravina - Novais -  Carlinhos e Paulo Edson.

A novidade da mais importante competição de futebol de mesa do calendário paulista, foi que a partir deste ano de 1988, devido ao aumento considerável de praticantes, foi dividido em 3 categorias básicas: ouro - prata e bronze, uma espécie de 1ª, 2ª e 3ª divisão. No ano seguinte aconteceriam mais novidades...
O grande campeão da 1ª Divisão no futebol de mesa no Campeonato Paulista no ano de 1988 foi Mura do Maria Zélia. Na segunda divisão o campeão foi o botonista do Clube Paulistano, Flávio Pereira. Fechando a última categoria, com o bronze ficou Paulo Cesar do Palmeiras, mais conhecido como MICHILIN, seu primeiro título no esporte. 
Encerrando assim o que de melhor ocorreu esportivamente neste ano de 1988.




A PRIMEIRA PARTIDA DA HISTÓRIA


  • Paulo Edson destacou em seus cadernos o primeiro confronto da história que teve com o botonista Gustavo, mais conhecido como Justa, no dia 13 de abril de 1988 - Partida de Nº 10.109 e o placar apontou vitória dinossáurica de 3 a 2.
  • No mesmo dia, a primeira partida da história entre Paulo Edson e seu amigo dentista Roberto Leite - Partida de Nº 10.110 e uma sonora goleada em seu favor 7 x 0.
  • Paulo Edson enfrentaria pela primeira vez na história o botonista Elias Gaba no dia 19 de junho de 1988, por ocasião da disputa do torneio classificatório Juventude - Partida de Nº 10.200 - placar: Paulo Edson 2 x 1 Elias
  • Primeira partida da história com um dos fundadores do Depto de Futebol de Mesa do Círculo Militar e ex-presidente da FPFM, José POLICANO - deu-se no dia 6 de setembro de 1988 - Partida de Nº 10.300 - 4 x 1 para o Paulo Edson.
  • Dia 17 de dezembro de 1988 foi o quando aconteceu a primeira partida da história entre Paulo Edson e o botonista Rubinho - Partida de Nº 10.385 com goleada de 5 x 0 do Dinossauro.



NO MUNDO DO BOTÃO



  • Funda-se no dia 10 de agosto de 1988 o departamento de Futebol de Mesa no Sport Clube Corinthians Paulista.
  • Fundam-se o Muteki, Bandeirante, ADC Carbocloro(Santos)




Contando mais uma vez com a ajuda do Jornal Diário Popular que divulgava o esporte naquele 1988, pudemos registrar para os anais da história do futebol de mesa paulista, os campeões do futebol de mesa no ano de 1988. Importante salientar, que a partir deste 1988, o futebol de mesa paulista, dividiu-se em categorias que foram divididas desta forma: Ouro(principal) correspondente à 1ª Divisão - Prata(2ª Divisão) - Bronze(3ª Divisão) - Extra(4ª Divisões em diante) - Categoria Infantil/Juvenil.
  • Carlinhos filho do Della Torre,  foi o campeão do 1º torneio classificatório para a principal competição, o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa.
  • Elvis botonista do Corinthians, disputando o torneio no Grêmio Paulista, venceu o 2º torneio classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1988.
  • Elcio do Palmeiras, ganhou seu primeiro título no futebol de mesa, ao vencer o 3º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de 1988, jogando no Volkswagen Clube.
  • Renatinho do Grêmio Paulista(e não Corinthians, como informado no jornal) venceu o 4º Torneio jogando no "Clube' Muteki, no dia 5 de junho de 1988.
  • Hélio Gherardi botonista do Clube 2004 da cidade de Santos, vencera o 5º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de 1988, jogando em "casa".
  • Muradian no dia 19 de junho de 1988, foi o campeão do 6º torneio classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1988, conquistando o título, também jogando em "casa".
  • Roberto Richetti do Clube Bandeirante de Futebol de Mesa, ganhou o sétimo torneio classificatório, também jogando em seu próprio clube, o Bandeirante.
  • Dia 14 de agosto de 1988, o botonista Sammartino, venceria a oitava edição do torneio classificatório disputada no Palmeiras, seu clube.
  • Rubem Vinadé, defensor do Clube Paulistano de Futebol de Mesa, ganhou o direito de disputar o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1988, ao vencer o 9º Classificatório no Clube Atlético Indiano.
  • Barricelli, que à época, era conhecido como "Célinho", faturou o 10º Torneio Classificatório para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1988 disputado no Clube Paulistano de Futebol de Mesa, no dia 24 de setembro de 1988.
  • Mauro, irmão de Michilin, ganhava um de seus primeiros títulos em sua história esportiva no futebol de mesa. O jornal não deu, mas os registros de Paulo Edson mostram, que no dia 27 de agosto de 1988, competição disputada na cidade de Santos, no Carbocloro, Mauro sempre com a camisa do Palmeiras, ganharia um torneio classificatório.
  • Na última oportunidade para se classificar para o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 1988,  Oswaldo Canutti conquistava no dia 30 de novembro de 1988, o torneio aberto classificatório no Maria Zélia
  • Registre-se ainda, que foi disputado um torneio promovido pela FPFM para jovens não federados, e o ganhador foi Ronaldo Quadros Bezerra.
  • .Na Categoria Infantil/Juvenil, Neydson, defendendo as cores do Maria Zélia foi o primeiro ganhador do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa na Categoria Juvenil/Infantil no ano de 1988.
  • Pela 3ª Divisão, Paulo Michilin conquistaria seu primeiro título no futebol de mesa paulista, ao vencer a 1ª disputa do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa da Série Bronze no ano de 1988.
  • Flávio Pereira, botonista do Clube Paulistano de Futebol de Mesa, conquistou a série Prata, sendo assim o 1º Campeão Paulista de Futebol de Mesa da segunda divisão no ano de 1988.
  • E o grande campeão daquele momento foi Harutium , mais conhecido como Muradian. Venceria naquele momento seu 3º ou 4º título em sua vida esportiva no futebol de mesa.



Nas taças, já em sua 9ª ou 10ª edições, tivemos os seguintes ganhadores:

  • Na Taça "São Bernardo do Campo" de Futebol de Mesa, o botonista Chapecó foi o grande campeão, defendendo as cores do Volkswagen Clube, no ano de 1988.
  • Na Taça "Santos" de futebol de mesa, Ferreirinha foi o botonista campeão, defendendo as cores do Clube 2004, no ano de 1988.
  • Na Taça São Paulo de Futebol de Mesa do ano de 1988, o sétimo vencedor seria Jean Pierre Ales Janer, botonista do Corinthians.





MARIA ZÉLIA, BICAMPEÃ PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA 
1988
Muradian,Helio Suzzio,Lito,Paulo de Tarso e Fern Santos
Neydson,Jefferson, Edu Cirillo e Helton



Pelo Campeonato de Equipes, pela série prata, sagrou-se campeão, O Clube 2004 de Santos e na principal, a equipe bi-campeã Paulista de Futebol de Mesa por equipes seria a Maria Zélia.

RANKING DA FPFM





  • A FPFM divulga um de seus primeiros rankings individuais de botonistas que se tem notícia.
Aconteceu no final do ano de 1988. O 1º a figurar no topo foi Muradian do Maria Zélia. Acompanhe abaixo a relação que o Jornal Diário Popular disponibilizou à época:

RANKING INDIVIDUAL DOS BOTONISTAS DE SÃO PAULO EM 1988:
 1º MURADIAN - Maria Zélia -------------1835
 2º JEFFERSON - Maria Zélia-----------1487
 3º ELIAHOU - Maria Zélia----------------1334
 4º CELSO - Paulistano--------------------1311
 JEAN PIERRE - Corinthians----------1232
 6º HELTON - Maria Zélia-----------------1159
 7º GRAVINA - Clube 2004----------------1070
 8º KELSON - Clube 2004-----------------1069
 9º CARLINHOS - C.A.Indiano------------1046
10º DE FRANCO - Clube Paulistano----1022
11º PAULO EDSON - Palmeiras------------986
12º NOVAES - Clube 2004--------------------963
13º OSWALDO CANUTTI - Bandeirante-938
14º SIDNEI - Corinthians---------------------924
15º CHARLEAUX - ADC Carbocloro------917
16º ERISMAR - Corinthians------------------882
17º DENIS MOREIRA - C.A.Indiano-------868
18º FLÁVIO PEREIRA - C.A.Indiano------802
19º HÉLIO SUZZIO - Maria Zélia-----------789
20º ELVIS - Corinthians------------------------780







RESUMO DE 1988






PARTIDAS 
10.007 a 10.396
10.007 a 10.396 
OBS: NA ÚLTIMA COLUNA LOCAL/COMPETIÇÃO, TODA PARTIDA EM QUE ESTIVER PREENCHIDO SOMENTE O LOCAL, TRATA-SE DE UM AMISTOSO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASO HAJA PERDA DE SINCRONIA NA CRONOLOGIA DAS DATAS, BASTA CLICAR NO TOPO DO BLOG, NA PRIMEIRA LINHA "ANO" E DEPOIS EM "POSTAGENS MAIS RECENTES", QUE A ORDEM É RESTABELECIDA.