Pré-História do Futmesa na vida de Paulo Edson - 1ª Parte - E TUDO COMEÇOU ASSIM...


Era uma vez um menino com a idade entre 8 e 9 anos, morador do bairro do Cambuci,  isso por volta do ano de 1953, quando um fato que marcaria sua vida teve lugar: o primeiro contato com esses objetos redondos, lisos, com um, dois ou quatro furos no meio, coloridos, brilhantes, opacos, escuros, claros, feitos de plástico, de osso, acrílico, coco, celulóide etc., mais conhecidos como BOTÕES...



                 




E foram Papai Noel e seu primo Edgard os responsáveis por esses primeiros "contatos imediatos do 1º grau" no mundo daquele que seria conhecido, bem mais tarde, como "do FUTMESA".

No natal daquele ano, o Corinthians e Palmeiras entrariam pela 1ª vez na sua casa, através de dois times de futebol de botão e uma trave da Estrela. Mal sabia esse menino que, no ano seguinte, seu time do coração, ganharia o campeonato, mas ficaria 23 anos na fila antes de voltar a ganhar outro...




A foto acima retrata bem os seus primeiros botões.
(veja só quantos, a Dona Durvalina, mãe desse menino,  deve ter perdido de suas blusas) para formar os primeiros times da vida desse garoto, juntamente com algumas fichas dadas por seu primo Edgard e outras compradas na loja "Áz de Ouro" !!

Depois daquele natal esse menino, apaixonou-se pelo futebol de mesa, de tal forma,(ao ponto de) que inventou sua "federação" particular de futebol. Nesse mundo de sonhos, seus botões pareciam mais do que simples botões, para Ele, eram jogadores ou homenzinhos de verdade que disputavam torneios, campeonatos, amistosos etc. E assim foi ao longo de 4 anos, jogando sozinho no chão, administrando sua   liga particular, times como: BOTAFOGO, FLUMINENSE, FLAMENGO, VASCO DA GAMA, SÃO CRISTÓVÃO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, PORTUGUESA, SANTOS e um bom SÃO PAULO, em pouco tempo desfeito.

Todos esses times juntos "ajudariam" a compor uma seleção, que ele a batizaria mais tarde como "SELEÇÃO BRASILEIRA".(mas Ela é para um capítulo à parte)


Com a mania de registrar tudo, esse menino anotou: 


"Dia 25 de julho de 1957 a 22 de setembro de 1959". 

Foi a fase da pré-seleção, período em que Ele começou a se reunir com colegas de escola e de sua vizinhança para jogar as primeiras partidas(contra), sem anotá-las ainda, mas já citando os nomes de seus primeiros adversários: CARLO, PORTUGUÊS, MANUEL, DONATO, CELSO, JANUÁRIO, ARMANDO, CLÁUDIO, BIRIGUÉ, JOSÉ LUIZ, SILVA MOTA 1/2, IAPI, PAULO, RICARDINHO, GILBERTO, SÉRGIO AMBROGINI, SILVINHO, CLÁUDIO BASSANI,  PEDRO R.STEFANI, LÉLIO, ADEMIR, A. NERI e     S. BARONCELLI.

Nenhum comentário: