ANO XXI - 1979 - PARTIDAS 5724 a 6139




O ano de 1979 parece que começou como terminou o ano que passou. Bem no comecinho, Paulo Edson ganhou um torneio começado no dia 21 de dezembro, que terminou no dia 9 de janeiro, com uma derrota para João - Partida de Nº 5731, mesmo assim faturou um troféu. Dois meses mais tarde foi até a Moóca para ganhar  outro, num torneio quadrangular contra os amigos Lito, Oswaldo e Tino. Naqueles tempos parece que eram de vacas gordas, pois disputavam-se troféus a torto e a direito...Depois  desses torneios até o final do ano, tudo tudo foi disputado dentro do Colégio Riachuelo.





PRIMEIRA PARTIDA DA HISTÓRIA


1 - No mês seguinte, precisamente no dia 2 de abril de 1979, deu-se o primeiro encontro da história entre Paulo Edson e o "Pai" do botão,  Geraldo Decourt, hoje já saudoso. Numa visita feita à casa Dele nos Campos Elíseos, fizeram um play-off e o Paulo Edson não teve dó, nem piedade, vencendo as 5 partidas...
2 - Na 3ª partida realizada no Colégio Riachuelo,  deu-se o primeiro confronto da história entre Paulo Edson e o Prof. Luiz Carlos, mais conhecido como Shalke - Partida de Nº 5852 - placar 3 x 2 para o treinador do Náutico.
3 - No dia 15 de agosto de 1979, foi à Galáxia Petlem e disputou a 1ª partida da história contra Toninho - Partida de Nº 5897 com vitória de 2 x 0 para o visitante.
4 - No dia 18 de outubro de 1979, visitou outro novo clube recentemente fundado no bairro do paraíso, o SOM SÓ SOM, quando deu-se o primeiro confronto contra Ronaldo - Partida de Nº 5995 - Placar: 5 x 1 para o dinossauro. Na mesma data a partida de Nº 6000 - vencendo a Valdir por 6 x 3.
5 - Em 16 de novembro de 1979, primeira partida   da história contra - aquele que foi um dos melhores presidentes da FPFM de todos os tempos, pela eficácia e simpatia, o Sr. Antonio Maria, mais conhecido, como Della Torre - Partida de Nº 6027 - vitória de Paulo Edson por 4 x 1, o encontro aconteceu no G.R.Riachuelo no dia 10 de novembro de 1979.


NO MUNDO DO BOTÃO


1 - Começando pelo final do ano - no dia 3 de novembro de 1979 era fundada a Federação Brasiliense de Futebol de Mesa





2 - Tivemos a fusão do Alfa com o Elias Howe. O Clube da Lapa sairia do quintal do botonista/dentista Primo, para ganhar a sede do ALFA. F.C. na Rua George Schmidt, nesta mesma época, este que vos escreve, já jogava nos dois clubes.

FEDERAÇÃO - COFI - LIGA




3 - A volta definitiva da Federação aconteceu neste ano de 1979. Primeiro, a turma do Brianezi fundou uma "Federação estranha", senão pela ação, mas pelo nome - Em novembro institui-se o COFI, ou uma Liga, que mais tarde seria a própria Federação que temos hoje em dia. Na foto acima, podemos notar figuras notáveis do nosso esporte, como Hideo, Paulo Emílio, Eliahou, Jardim, Wilson Brinkmann, Alexandre Bóris e outros que não conseguimos identificar. Na foto acima à mesa, estão Paulo Aissum, Lito, Geraldo Decourt, José Mesquita e outros 3 por enquanto não identificados.


4 - No dia 27 de setembro de 1979 foi fundado o BOTUNICE.

5 - No dia 21 de setembro de 1979 foi fundado a Associação Galáxia Jocamar de Futebol de Mesa de Manaus.






6 - Registra-se aqui, a conquista do - hoje saudoso - GUILHERME BISCASSE, que ganhou a 1ª Copa A.R.E.A. de "Integração" de Futebol de Mesa no final do ano de 1979








7 - No dia 13 de junho de 1979 era fundado o Gremio Recreativo Riachuelo de Futebol de Botão, mais conhecido como COLÉGIO RIACHUELO.
O Clube funcionava desde o ano de 1978 com o nome de "Botonistas da Mooca", conforme conta a reportagem do mais completo, "A Gazeta Esportiva". Seus fundadores foram os irmãos Paulo e José Aissum. Aqui, esse que vos escreve, pode descrever alguns curiosos detalhes:  as mesas ficavam num porão embaixo do colégio. Todo sábado à tarde, antes de começar a jogar, precisávamos fazer um mutirão, para pegar as mesas montá-las, limpa-las e prepará-las para as nossas partidas sabáticas naquele clube.
Deixamos pro final a citação da criação do Riachuelo, porque depois que Paulo Edson começou a participar das atividades naquele clube, quase todos os torneios do ano foram lá realizados. Começamos pelo:


TORNEIO NA CASA DO OSWALDO CANUTTI




Logo no início do ano, 5 botonistas se reuniram na casa do Oswaldo Canutti para disputarem em dois turno um Torneio Pentangular, e Paulo Edson, a pesar de perder na primeira e última partida do torneio, se sagrou campeão, conquistando um troféu, sua premiação de nº 177. Com 4 vitórias, 2 derrotas  e um empate, marcando 18 gols e sofrendo 14

TORNEIO QUADRANGULAR NA CASA DO LITO


71 dias e 62 amistosos depois, que resultaram em 50 vitórias, 7 empates e 5 derrotas, Paulo Edson, juntamente com Oswaldo Canutti e Tino foram à rua Madre de Deus na Moóca na casa do Lito para disputarem um Torneio Quadrangular. 
Paulo Edson ganhou novamente. Na partida final, um magro 1 x 0 sobre tino que Lhe rendera mais um troféu - Partida de Nº 5795. Depois disso, só RIACHUELO...



TAÇA DO ATLÂNTICO DE FUTEBOL DE MESA
G.R.RIACHUELO






Paulo Edson teve uma boa participação nesse 1º ano de Riachuelo. Entretanto, algumas derrotas, lhe tiraram de várias disputas importantes. O jornal "A Gazeta Esportiva" praticamente acompanhou todas as atividades do Riachuelo e informou na página "Botões na Mesa", os resultados de quase todas as partidas. Como podemos ver nas páginas de seus cadernos, a derrota para Beto Antunes por 3 x 1, mais conhecido como ARANHA, tirou-lhe o título, mas na disputa do 3º lugar contra Shalke, com uma vitória de 5 x 1 - Partidas de Nºs 5955 e 5956 - fez com que Ele conquistasse o direito de disputar mais no final do ano a principal competição do clube, e que mais tarde, avançando no ano de 1980, seria o campeão.













Nas últimas partidas do ano, disputadas no Colégio Riachuelo, faltando dois dias para acabar 1979, Paulo Edson aplicou uma goleada de 5 x 0 contra o Renato e uma apertada sobre o simpático Della Torre por 3 x 2 na última rodada  Partida de Nºs 6129 e 6130 - conforme  também registrou as páginas do "Mais Completo", A Gazeta Esportiva.


Duas semanas antes para fechar o ano, ganharia uma medalha no Paraíso, por ganhar um torneio. No mais foram muitos amistosos em casa, na velha garagem...



RESUMO DE 1979






PARTIDAS 5724 a 6139


5724 a 6139




OBS: NA ÚLTIMA COLUNA, TODA VEZ EM QUE SÓ ESTIVER PREENCHIDO O LOCAL, TRATA-SE DE UMA PARTIDA AMISTOSA.

Nenhum comentário: