ANO XXII - 1980 - PARTIDAS 6140 a 6736




    

Estamos em 1980, novos tempos do Rock Nacional, "diretas já" para presidente, mas Paulo Edson, começou o ano jogando muuuuito botão...

E o dinossauro do botão começou o ano a todo vapor. 

COPÃO 79




O Gremio Recreativo Riachuelo terminou o Copão 79 no comecinho de 1980, conforme relatou nas páginas de sua coluna Botões na Mesa, "A Gazeta Esportiva" e no dia 2 de fevereiro de 1980, o grande campeão foi Paulo Edson. Em 33 jogos, conquistou 19 vitórias, perdendo somente duas e com os empates, que foram 12, acabou no dois últimos jogos, lhe dando o título de campeão, contra Paulo Aissum. O Torneio rendeu uma troféu e uma taça dos invictos com 21 jogos.



2 Torneios Relâmpagos



Antes da grande conquista do Copão 79, Paulo  Edson foi à casa de um dos primeiros fabricantes de botão, o Hector, e enfrentou todos seus irmãos para vencer um torneio relâmpago, no dia 13 de janeiro de 1980. Quatro dias mais tarde faturaria outro torneio da mesma monta, indo à casa do Ronaldo do SOM SÓ SOM, mesmo perdendo para Paulo Aissum, velho rival de Riachuelo,  - Partidas de Nºs 6161 e 6168, respectivamente. E em meio a todas essas competições até agora citadas, rolou o:

TORNEIO AMIZADE 80 DE FUTEBOL DE MESA









E mais uma vez houve a realização do tradicional Torneio Amizade na Garagem Paulo Edson, Nesta 15ª edição, uma rica movimentação de grandes valores do botonismo - termo usado à época - Foram mais de 150 jogos disputados de 10 de janeiro a 9 de março de 1980. Mais uma vez conseguimos a tabela de classificação e de jogos original do referido torneio para matar a saudade, de todos que participaram e daqueles que hoje se imaginam, terem estado ali 30 anos atrás.








E como podemos constatar, não só nas páginas de seus cadernos ou na tabela original, bem como nas páginas do Mais Completo, o campeão com 24 jogos, 17 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas, marcando 86 gols e sofrendo 50, foi o dono da Garagem.O vice-campeão foi Eliahou, na terceira colocação Shalke,Lívio,Ronaldo, Bóris,  7º Paulo Aissum, 8º lugar Nelson,Lélio, 10º Celso, 11º João Mauro, 12º Valdir, e na lanterninha Tarcísio.




Como podermos constatar no recorte abaixo e na planilha geral dos jogos, Paulo Edson também disputou o Torneio Tiradentes, no Som Só Som, mas não teve lá muita sorte, pois o campeão fora Eliahou, ficando o botonista da casa, como vice, o Antonio Geraldo, mais conhecido como "Brandão". 



Participou de outros, como na "Miguel Sutil", onde faturou uns e perdera outros. Mas aonde teve mesmo destaque neste 1980, foi nos principais, como no:






1º Torneio Integração de Futebol de Mesa - G.R.RIACHUELO







Se não bastasse o zelo de suas anotações claramente expostas neste blog, Paulo Edson, nos primórdios da volta da Federação à ativa, através do COFI, nas primeiras competições realizadas, Ele teve a pachorra de escrever nos seus cadernos, participantes por participantes, então em homenagem aqueles que participaram e a esse esmero todo do Velho Dinossauro, também teremos a mesma paciência e perseverança de registrar tudo, para que fique registrado para sempre, nos anais da história da internet. Vejam que minúcias:




Participaram deste 1º Torneio Integração de Futebol de Mesa  realizado no G.R.Riachuelo, depois da "volta" da FPFM, os seguintes botonistas:

Peter - BOTUNICE,Gomes - GRUP´S de Santos, Nelson - SOM SÓ SOM, João Mauro - RIACHUELO, Hideo - AREA, Edson SANDVICK,  Fernando POP´S, José Aissum - RIACHUELO, Gravina - GRUP´S,  José F. POP´S, Paulo Marinelli - CSJT,  Paulo Edson - RIACHUELO, Hélio Gherardi - BOTUNICE,  Milton - SOM SÓ SOM, José Reinaldo - CSJT, Paulo Emílio - RIACHUELO, Shalke - AREA, Atienza - CSJT, Ronaldo - SOM SÓ SOM, Flávio - RIACHUELO, Domingos - BOTUNICE, Antonio Sergio - ALFA, Brandão - SOM SÓ SOM, Maurício - RIACHUELO, Rodolfo - GRUP´S, Vaz - SANDVICK, Wilson Brinkmann - ALFA, Della Torre - BOTUNICE, Novais - GRUP´S, Newton Coelho - ALFA, Guilherme - POP´S, Paulo Antunes - RIACHUELO, Newton Andrade - AREA, Dennis - SANDICK, Nelson - POP´S, Renato - RIACHUELO, Boris - AREA, Mesquita - CSJT, Primo - ALFA.



Percebam como era bom, termos um jornal de alcance nacional, cobrindo semanalmente o nosso esporte. E A Gazeta Esportiva, apelidada de "O Mais Completo", em sua coluna "Botões na Mesa" toda quinta-feira, apresentava tudo o que acontecia no "mundo do botão" paulista e nacional. Tudo isso com o patrocínio do COLÉGIO SÃO JUDAS TADEU
No recorte que mostramos acima, A Gazeta publicou a formação dos grupos.
E mediante essas publicações e mais os cadernos de Paulo Edson, constatamos a participação de 40 botonistas que eram representantes de seus clubes. Assim a competição iniciou-se individual, mas no geral, somavam-se os pontos - como numa corrida de fórmula 1 - e conforme era a pontuação de cada botonista individual, somava-se ao total de sua equipe. 





No recorte acima, O Mais Completo, mostrava a 1ª rodada. Paulo Edson vencera suas 3 partidas. Partidas de Nºs 6362, 6363 e 6364. Onde respectivamente ganhou de José Reinaldo do CSJT pelo placar de 4 x 0; Na segunda partida, venceu a Hélio Gherardi do BOTUNICE por 3 x 1 e fechou a 1ª fase com uma goleada sobre Milton do SOM SÓ SÓM, por 6 x 2, note, que sempre ficaremos com os precisos informes do Dinossauro,  que em seus cadernos registraram um gol a mais para o adversário







E João Mauro foi o grande campeão desse 2º Torneio Integração de Futebol de Mesa, realizado nas dependências do Colégio Riachuelo em 21 de junho de 1980. Juca, o apelido do Campeão, enfrentou numa emocionante final, segundo relata a reportagem feita pela A Gazeta Esportiva em sua coluna semanal da época, "Botões na Mesa", o craque Gravina do Grup´s de Santos e 5 gols foram responsáveis pelo título conquistado por Juca. Pois na finalíssima ocorreu empate em 2 x 2. Mas o saldo de gols decidiu o título. O patrocinador da Coluna Botões na Mesa, José Mesquita, ficou com a 4ª colocação, pois não conseguiu segurar o santista Novaes, perdendo por 2 x 0. O Dinossauro venceu ao seu amigo Alexandre Bóris, por 3 x 1 - Partida de Nº 6396, o que Lhe rendera o honroso 5º lugar e uma medalha, que seria a sua 188ª premiação. Na artilharia do certame, coube a Domingos que empatou em 44 gols com o Campeão JUCA.

O Grup´s de Santos, foi considerada a equipe campeã. Naquele momento da história, não havia propriamente dito, a disputa por equipes, e a aferição, se dava, como acontece na Fórmula 1, conforme os pontos ganhos nas disputas individuais, computavam-se para as respectivas equipes e o clube santista foi considerado o grande Campeão com 60 pontos. A equipe da Casa, o G.R.Riachuelo, foi a vice-campeã com 45 pontos, seguida pelo Colégio São Judas e em 4º lugar, O Botunice, com 34 e 35 pontos respectivamente.

PAULISTÃO 80 - RIACHUELO

 



O Torneio "Paulistão 80" promovido pelo Colégio Riachuelo, depois de interrompido para a realização do Torneio Integração foi retomado. Domingos foi o grande campeão da 1ª Divisão, deixando o velho dinossauro com o vice-campeonato, graças a uma derrota na ante-penúltima rodada para o Shalke e outra para o Paulo Emílio de 2 x 1 e 4 x 3, lhe tiraram o título de campeão - Partidas de Nºs 6500 e 6501, respectivamente. A campanha do dinossauro nesse Paulistão foi a seguinte: 20 jogos, 13 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Marcou 63 gols e sofreu 28. Na Segunda Divisão do Riachuelo, o campeão foi Guilherme Biscasse, hoje saudoso entre nós...



2 Amistosos Inter-equipes



Com a fundação do Clube Paulistano de Futebol de Mesa, dada em 14 de julho de 1980, Paulo Edson e seus amigos começaram a fazer os primeiros jogos "contra", os amistosos interequipes. Em setembro aconteceriam 2 amistosos interequipes:
No dia 6, O Colégio Riachuelo receberia a visita do pessoal de Rio Pardo. Ainda com a presença de Paulo Edson em suas linhas, o Clube dos Campos Elíseos, venceria a Associação Riopardense, pelo placar de 31 x 29. Paulo Edson fez bonito, quase foi o botonista 100%, mas empatou em 3 x 3 com Vladimir e o Maurício acabou sendo o bam-bam-bam, termo que à época nem era conhecido. Dois dias mais tarde, Paulo Edson, estaria defendendo as cores do clube que acabara de fundar com seus outros amigos. O Paulistano receberia a visita do clube caçula da capital, o SOM SÓ SOM. Outra vitória de um clube defendido por Paulo Edson, Paulistano 41 x 7 Som Só Som. Talvez esse amistoso seria o prenúncio da saída de Paulo Edson do Colégio Riachuelo.
Outros detalhes confiram acima na reportagem feita pela Gazeta Esportiva, que conferiu os dois eventos.



4º TORNEIO INTEGRAÇÃO
BOM CONSELHO/PARKER DE FUTEBOL DE MESA - 1980








Esse talvez tenha sido o 2º mais importante título na história esportiva do botonista Paulo Edson, a conquista do 4º Torneio Integração Bom Conselho/Parker de Futebol de Mesa em 1980. Foi o 1º num contexto mais global, onde estiveram reunidos a nata botonística paulista, formada basicamente por santistas e paulistanos. Foram 78 botonistas reunidos entre 17 de setembro à 11 de outubro de 1980. O Palco foi a Comunidade Nossa Senhora do Bom Conselho.

Eis a relação das feras que participaram do 4º Torneio Oficial organizado pela FPFM na Cidade de São Paulo:

Guilherme, Peter, Domingos, Caetano, Della Torre e Hélio Gherardi pelo BOTUNICE
Paulo Edson, Eliahou, Newton Andrade, Alexandre Bóris, Hideo e De Franco pelo PAULISTANO
Paulo Marinelli, Lito, Mesquita, Atienza, José Reinaldo e Airam pelo CSJT
Newton Coelho, Primo, Brinkmann, Luis Fernando, Vinadé e João de Deus pelo ALFA
Paulo Aissum, Paulo Emílio, Flávio, José Aissum, João Mauro e Maurício pelo RIACHUELO
Osvaldo Canutti, Roberto, Salvador, Carlos, Nelson e Jardim pelo BOM CONSELHO-ÁREA
David, Carramenha, Gomes, Gravina, Rodolfo e Dalton pelo GRUP´S
Nelson, Alfredo Nicholas, Ferreira, Fernando, Norberto e Charleaux pelo POP´S
Paulo Antunes, Tati, Roberto Milagres, Aranha, Shalke e Nelson pelo ÁREA
Ricardo, Geremias, Martu, Nieto, Leão e Marino pelo Bom Conselho "B"
Nelson, J.Neto, Lélio, Brandão, Fernando e Milton pelo SOM SÓ SOM,
L.Eduardo, J.Carlos, L.Galo, Tomaselli, Wilson e Décio pelo Sandvik
Landão, Osvaldo, Alcino, L.Carlos, Nelson e Richard pelo Hidroservice

A classificação geral ficou assim:

Campeão: Paulo Edson
Vice-campeão Guilherme
3º lugar Primo
4º lugar Domingos
5º lugar Charleaux
6º lugar David
7º lugar Vinadé
8º lugar Jardim



E como bem informou A Gazeta Esportiva: O Clube Botonice foi o campeão por equipes, marcando 12 pontos a mais, que O Clube Paulistano de Futebol de Mesa, chegando aos 98 pontos. Como explicado anteriormente, a competição era disputada individualmente, mas os pontos eram computados coletivamente, mediante à equipe em que participavam. Assim o Botunice foi um dos primeiros campeões da história dos clubes de Futebol de Mesa do Estado de São Paulo. Percebam, o que é a história: o Dinossauro nos confidenciou, que não lembrava mais deste detalhe, mas as páginas do Mais Completo, traz a informação inalienável do fato. Outro detalhe que não deixa a "coisa" ficar no esquecimento é a premiação coletiva recebida por Paulo Edson integrante do Clube Paulistan, clube que ajudou fundar. E como veremos mais adiante, o Clube Paulistano de Futebol de Mesa, começava aqui, a sua malfadada saga pelo Vice-campeonato.




1ª PARTIDA DA HISTÓRIA

No dia 14 de junho de 1980, ocorrera o 1º confronto da história entre Paulo Edson x Atienza - Partida de Nº 6374, empate 1 x 1 no Torneio Integração do Riachuelo. 
Dia 1 de julho de 1980, foi a primeira partida da história contra, aquele que está assistindo à partida do Atienza contra o Gravina, junto com sua namorada(foto acima) - Partida de Nº 6407, Henrique venceu o Dinossauro por 4 x 2, num T0rneio de Inveno na Rua Miguel Sutil.
Seis dias mais tarde, ocorrera a 1ª partida da história contra o Tati - Partida de Nº 6423 - e Paulo Edson goleou o representante comercial  de remédios, por 9 x 2, o encontro deu-se no   Clube Paulistano de Futebol de Mesa.

Dia 9 de agosto de 1980, foi a vez de Harutian Muradian, mais conhecido como MURA, enfrentou pela 1ª vez na história, o dinossauro do botão - Partida de Nº 6488 - Placar 3 x 1 para o treinador do Náutico.
Dia 11 de outubro, Paulo Edson enfrentaria pela 1ª vez a Charleaux - Partida de Nº 6610, onde ocorrera empate de 2 x 2 no Torneio Integração do Bom Conselho, vencido pelo Dinossauro.

Dia 1º de novembro, houve dois primeiros confrontos da história com Flávio Pereira e Sammartino - Partidas de Nºs 6641 e 6642, placares respectivos 4 x 2 e 5 x 0 para Paulo Edson, partidas disputadas em torneio no Riachuelo.

No 1º dia dezembro de 1980, primeiro confronto da história com o jovem botonista Kiko - Partida de Nº 6692 - disputada na 3ª Copa Paulistano no Clube Paulistano de Futebol de Mesa. Mais uma vitória paulina por 5 x 3.


NO MUNDO DO BOTÃO




1 - No dia 31 de janeiro de 1980 é fundada a CBFM - Confederação Brasileira de Futebol de Mesa.


CLUBE PAULISTANO DE FUTEBOL DE MESA



2 - No dia 14 de julho, Paulo Edson e seus amigos, fundam o CLUBE PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA


3 - No dia 7 de julho, Paulo Edson registra o "retorno" de De Franco. Em seu primeiro confronto de pois de uma "ausência" - Partida de Nº 6424 - Paulo Edson venceu por 2 x 1. Partida realizada naquele que seria o Clube Paulistano de Futebol de Mesa no bairro São Judas

4 - No dia 10 de julho, Paulo Edson registra o último jogo praticado com  um time de tampas(celulóide) da sua história - Partida de Nº 6434 - contra Carlos e vitória de 2 x 1, num Torneio "Safira".
5 - No dia 17 de setembro de 1980, em pleno Torneio Integração do Bom Conselho, Paulo Edson usa pela 1ª vez na história, a cera em seus botões - Registre-se, que até então, nada era utilizado, um breve período que antecedeu a esse uso da cera, usou-se a parafina nos botões. Mas o Dinossauro não usava nada.


UNIBOP



6 - Geraldo Decourt e Antonio Maria Della Torre fundaram a União de Botonistas Paulistas. no dia 1º de outubro de 1980.

NACIONAL


7 - Dia 30 de novembro de 1980 foi fundado o Clube Nacional de Futebol de Mesa, pelo botonista Tati.


1º CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA - TAÇA SÃO PAULO 




No final do ano foi disputado aquele que foi considerado o 1º Campeonato Paulista de Futebol de Mesa da história.

O Torneio foi chamado de Taça São Paulo, e o passaporte para a disputa dessa Taça São Paulo em 1980, foi ter ganho um dos 5 torneios "Integração" realizados durante o ano ou uma importante colocação na participação nesses torneios realizados durante o ano. O palco escolhido foi o Colégio São Judas Tadeu localizAdo no bairro da Moóca.
Ao final das disputas, apurou-se o campeão da Cidade de São Paulo e o campeão do Estado paulista. E o grande campeão do ano de 1980 foi Benito Gravina, hoje um amigo saudoso. Em segundo lugar, o duplo finalista Rubem Vinadé, conforme reportagem do Mais Completo,  Ele disputara uma final extra com o Campeão Gravina e somente na prorrogação sucumbiu à força do adversário santista. Na decisão da Taça São Paulo Cidade de São Paulo, Vinadé logrou melhor sorte e quase que na "campaínha" marcou 5 x 4 em cima do botonista do Botonice Guilherme Biscasse, Este, também um amigo esportivo saudoso.

E o Dinossauro do Botão, por pouco não fatura esse campeonato. Não fosse o empate de 0 x 0 com Brandão do Som Só Som e uma derrota para o Oswaldo Canutti, também saudoso, de 4 x 3 - Partidas de Nºs 6722 e 6723 respectivamente. Com esses resultados, Paulo Edson caiu para a 5ª colocação no Estadual e o 3º lugar pela "Cidade",o que Lhe rendera 2 medalhas de premiação.

Então para efeitos de  registros históricos, a classificação final dos aludidos certames, segundo as páginas de A Gazeta Esportiva, ficou assim:

Taça São Paulo - "ESTADUAL"

CAMPEÃO: Gravina - Grup´s de Santos
Vice-campeão: Vinadé - Alfa Clube da Lapa
Guilherme Biscasse - Botunice
Charleaux - Pop´s
Paulo Edson - Paulistano
David - Grup´s
Paulo Aissum - Riachuelo
Oswaldo Canutti - Bom Conselho
Brandão - Som Só Som
10º Jardim - Bom Conselho
11º José Reinaldo - CSJT
12º José MESQUITA - CSJT
13º José Aissum - Riachuelo
14º Mingão - Botunice
15º Alexandre Bóris - Paulistano
16º Primo - Alfa
17º Carramenha - Grup´s
18º João Mauro - Riachuelo


Taça São Paulo - "CIDADE"


 CAMPEÃO: Vinadé - ALFA
2º Vice-campeão: Guilherme Biscasse - Botunice
3º Paulo Edson Paulistano
4º Oswaldo Canutti Bom Conselho
5º Paulo Aissum - Riachuelo
6º Jardim - Bom Conselh
7º Brandão - Som Só Som
8º José Reinaldo - CSJT
 José Aissum - Riachuelo
10º José MESQUITA - CSJT
11º Primo - Alfa
12º Mingão - Botunice
13º Alexandre Bóris - Paulistano
14º João Mauro - Riachuelo







COPAS DO CLUBE PAULISTANO DE FUTEBOL DE MESA







E em meio à realização da última competição oficial da FPFM, Paulo Edson jogou vários torneios em vários lugares nesse final de 1980. Nosso destaque para fechar esse "Ano do Futebol de Mesa" vai para as competições disputadas no Clube Paulistano de Futebol de Mesa, um verdadeiro celeiro de campeões do nosso esporte. E os torneios relâmpagos se disputavam em profusão. Um dos mais tradicionais era a "Copa Paulistano"
Destacamos a vitória de 3 copas conquistadas pôr Paulo Esdson nesse finalzinho de ano, a última  lhe rendeu a premiação de número "200" em sua história esportiva - Partida de Nº 6730, numa vitória sobre Hideo por 3 x 2 no dia 22 de dezembro de 1980, por conta da realização da 6ª Copa Paulistano de Futebol de Mesa.

E no último dia do ano convidou Muradian e mais três amigos para as últimas 6 partidas do ano. Só com o Mura jogou 3, empatando de 3 a 3 na primeira e vencendo as últimas - Partidas de Nºs 6734 a  6736 no dia 31 de dezembro de 1980

Desta forma Paulo Edson encerrou esse ano botonístico com 69% de aproveitamento. Disputou um total de  597 partidas, tendo vencido 410, empatou 107 e sofreu 80 derrotas. Balançou as redes adversárias por 189 vezes e assouprou a bolinha de feltro por 90 vezes. Perfazendo quase um saldo centenário de gols...Confira tudo no resumo anual e no final de cada ano, a planilha geral dos jogos, onde nada escapa às marcações do Velho do Dinossauro do Botão:


RESUMO DE 1980






PARTIDAS 6140 A 6736
6140 a 6736
OBS: NA ÚLTIMA COLUNA LOCAL/COMPETIÇÃO, TODA PARTIDA EM QUE ESTIVER PREENCHIDO SOMENTE O LOCAL, TRATA-SE DE UM AMISTOSO

Nenhum comentário: