ANO XXV - 1983 - PARTIDAS 7965 A 8496



      3º TORNEIO DE VERÃO
CSJT
TORNEIO "RELÂMPAGO"
ALFA
TORNEIO DE FÉRIAS 83
CSJT


Dado o pontapé inicial no ano de 1983 no mundo do futebol de mesa, diretamente do Colégio São Judas Tadeu, deu-se a realização de duas competições: O Torneio de Férias 83 e O 3º Torneio de Verão e O Velho Dinossauro do Botão começou o ano bem. Depois de 20 vitórias, dois empates e uma única derrota, acabou como Campeão das duas edições dos referidos torneios. E segundo as páginas de A Gazeta Esportiva, o vice-campeão, numa delas, foi o professor de física, o craque Atienza. Na última partida venceu O Gama pelo placar de 6 a 2 - Partida de Nº 7989. 
No dia 29 de janeiro ganharia uma taça no Alfa-Riachuelo num torneio relâmpago, onde o Sammartino destacou-se por levar uma goleada de 8 x 0 do Dinossauro, bem como, o único a vencê-lo, pelo placar de 7 x 4 na abertura do torneio, que teve dois turnos - Partidas de Nºs 8002 e 8007 respectivamente.

1º TORNEIO INTEGRAÇÃO DE 1983
BOM CONSELHO/CLUBE ATLÉTICO INDIANO
Torneio Integração de Futmesa - INDIANO 1983


Vejam onde foi parar a posição de Paulo Edson  no 1º Torneio Integração de Futebol de Mesa de 1983, realizado nos clubes Bom Conselho e Clube Atlético Indiano: 13ª!

Apesar das 10 vitórias, 5 empates e somente 2 derrotas, não foram suficientes para alcançar posição melhor.
Roberto Richetti responsável por uma de suas derrotas, foi o grande campeão, tendo como vice, O Professor De Franco em 3º lugar, o botonista Nelson.

Estes foram os botonistas participantes do chamado Torneio Integração de 1983, o que hoje é mais conhecido como "Super Open":

Pelo C.S.J.T.: Paulo Edson, Porpeta, Natal, Jadon, Airan e Arnaldo
Bom Conselho: Paulo Aissum, Renan, Newton Coelho, Salvador, Oswaldo Canutti, Roberto Richetti e Carioca
Clube Paulistano: Edson, Kiko, Hideo, De Franco, Gercino, Rubem Vinadé, Enzo, e Lélio.
Grêmio Paulista: Pinheiro, Maurício, Edu, Humberto, Glênio e Sergio.
Clube Atlético Indiano: Marcel, Dotta, Raucci, Roberto Milagres, Gama, Arnaldo, Colombini e Cosntante.
Nacional: Tati, Osvaldo, Pês, Narciso, Nelson, Feliciano e Hector da Silva.
Crak´s: Paulo Marinelli, Antoninho, Eduardo, Luiz Goncalves, Guilherme, Manoel e Kaneko.
Grup´s: Gomes, Gravina e Novaes.
Canadá: Paulo de Tarso, Ricardo, André, Rubinho, J. Vicente e Linguiça.
Unibop: Krasil, Picolé, Uchoa, Ricardo, Márcio, M. Antonio e Viça.
Botunice: Brandão, Hélio Gherardi, Schalke, Della Torre, Valdir, Newton Andrade e José Roberto.


TORNEIO XV DE OUTUBRO DE FUTEBOL DE MESA
CSJT


Em meio às disputas do 1º Torneio Integração promovido pela FPFM, Paulo Edson começou a disputar um torneio em seu novo clube, chamado "XV de Outubro", que começou no dia 22 de fevereiro e terminou exatamente um mês depois. Disputou 11 partidas das quais vencera 8 e empatara as 3 restantes, conquistano o troféu de campeão, de forma invicta, sua 255ª premiação computada e registrada em seus precisos cadernos de anotações.



TORNEIO 28 DE OUTUBRO DE FUTEBOL DE MESA
CSJT



Na sequência as disputas prosseguiam a todo vapor no Colégio São Judas, e o Dinossauro do Botão faturava mais um troféu para sua coleção de glórias, o nome do troféu era 28 de Outubro de Futebol de Mesa. Desta feita, perdeu apenas uma partida para Tati pelo placar de 3 x 2 - Partida de Nº 8090 no dia 29 de março de 1983.




CAMPEONATO PAULISTA DE EQUIPES DE FUTEBOL DE MESA DE 1983


TAÇA DE OURO




A novidade deste 1983, pode-se notar pelas camisetas de seu novo clube, foi a "contratação" do devorador de títulos daquela época, O Dinossauro do Botão, Paulo Edson,  feita pelo Colégio São Judas Tadeu. o que juntou  "a fome com a vontade de comer" - pois a equipe bi-campeã do Colégio São Judas que já era boa, ficaria ainda melhor com a chegada do Dinossauro em suas fileiras.
A estréia deu-se no dia 5 de abril na sede do Colégio São Judas e o placar final apontou:
CSJT 38 x 12 NACIONAL

Paulo Edson, escalado como titular, teve uma razoável estréia, marcando 7 pontos, ganhou 3 partidas, empatou uma e perdeu outra, o Bam-bam-bam do jogo foi Jardim que marcou 10 pontos.








C.S.J.T X BOM CONSELHO


Na sequência da disputa, Paulo Edson ajudou O São Judas a vencer o Bom Conselho, pelo placar de 33 x 17 - sua contribuição: 7 pontos conquistados com 3 vitórias 1 empate e 1 derrota obtidas na casa do Bom Conselho no dia 19 de abril de 1983. O Bam-bam-bam da partida foi O craque Lito que empatou somente um jogo vencendo as demais, fez 9 pontos.


3º Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa - CSJT X BOM CONSELHO - 19 de abril de 1983





 X    



Em meio às disputas do campeonato paulista de equipes, Paulo Edson faturou o Torneio Dia das Mães no Clube Atlético Indiano ao vencer O Professor de Física, Atienza pelo placar de 5 x 3, não contentes foram para um amistoso e nova vitória de Zanotti 2 x 0 - Partidas de Nºs  8147 e 8148 no dia 7 de maio de 1983.




3 dias mais tardc Paulo Edson e os pupilos do professor José Mesquita receberam a fortíssima equipe do Clube Paulistano. O Dinossauro fez bonito: venceu 4 partidas e empatou uma. Dando assim a vitória à sua equipe pelo apertado placar de 26 a 24 contra Clube Paulistano de Futebol de Mesa.


3º Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa - CSJT X Paulistano - 10 de maiol de 1983






2ª TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL DE MESA   COLÉGIO SÃO JUDAS 1983


Dez pontos separaram Paulo Edson 6º colocado, do Campeão Carlos Eduardo Serra, mais conhecido como FLOSI, na edição desta 3ª Taça São Paulo de Futebol de mesa, em que a FPFM reconheceu como segunda.
Eram verdadeiramente outros tempos no mundo do botão. Pois diferentemente dos tempos atuais, em que a competição é disputada num dia só. Naquela época foi necessário, 6 semanas para que os 23 botonistas se encontrassem para disputar a referida competição. Havia todo um charme na disputa, pois a nata dos botonistas estava reunida e não havia injustiças de um bom ou mau dia, de um ou outro botonista, pois ali, se aferia quem era - verdadeiramente - o real campeão, o melhor vencia, pois não haviam os atuais mata-matas, era disputado o velho "pontos corridos" - não havia a preguiça e sim o compromisso de estar ali, seja jogando ou apitando as partidas de futebol de mesa. Estiveram presentes em mais de dois meses de competição, os seguintes botonistas:

Campeão: FLOSI
Vice-campeão: Paulo Emílio
Hideo
Brandão
Lito
PAULO EDSON
Flávio
De Franco
Muradian
10ºEliahou
11º Bóris
12º Perrichil
13º Schalke
14º Roberto Richetti
15º Tati
16º Atienza
17º Jardim
18º Oswaldo Canutti
19º Hélio Gherardi
20º Vinadé
21º Mingão
22º Mesquita
23º Kiko


CAMPEONATO PAULISTA DE EQUIPES DE FUTEBOL DE MESA DE 1983

De volta ao Campeonato Paulista de Equipes, Paulo Edson foi o bam-bam-bam em dois jogos disputados pelo São Judas.
Na primeira, conforme reportagem mostrada nos recortes acima de A Gazeta Esportiva, O São Judas venceu a equipe do "sheike" Grêmio Paulista pelo placar de 29 x 21. O Dinossauro empatou duas e ganhou todas as outras, repetindo a dose em outra partida em que O São Judas venceu a equipe praiana do Grup´s de Santos pelo placar de 32 x 18

 





Fechando o primeiro turno na liderança do 3º Campeonato Paulista de Equipes de Futebol de Mesa, O Colégio São Judas foi à lapa casa do Botunice para lograr mais um sucesso. Paulo Edson em sua partida mais irregular até então, só  tivera 50% de aproveitamento. Tomou uma de 9 x 6 do Paulo Emílio, mas na sequência recuperou-se metendo 8 a 3 no botonista Soto.





TORNEIO JOSÉ MESQUITA DE FUTEBOL DE MESA
C.S.J.T.

Como relatou O Jornal A Gazeta Esportiva na coluna Botões na Mesa, Em plenas férias de julho, reuniram-se 4  botonistas da pesada no Colégio São Judas e em 3 semanas fizeram um Torneio Pentagonal em 3 turnos chamado JOSÉ MESQUITA.  Paulo Edson ficou a "um corpo e meio" de distância do campeão Jardim que ficou com a taça.



2º TORNEIO INTEGRAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA

CLUBE ATLÉTICO INDIANO 1983



Por muito pouco, Paulo Edson não faturava mais um importante título em sua carreira botonística, Nas 4 semanas que duraram o 2º Torneio Aberto de Futebol de Mesa realizado no ano de 1983 no Clube Atlético Indiano,  Ele, vinha muito bem, não havia conhecido nenhuma derrota até o último dia de competição, estava com 15 vitórias e 3 empates. Mas no dia 28 de agosto de 1983, último dia da competição - três partidas de 6 pontos, praticamente lhes tiraram o título. A primeira foi para Gercino, que lhe tirara, a 3ª colocação do torneio, pelo placar de 5 x 4, na partida seguinte, o grande campeão ELIAHOU, o goleou por 7 x 2, tirando-lhe o campeonato e por fim, duas partidas depois, a derrota para o vice-campeão HIDEO com outra goleada 4 x 1 - Partidas de Nº 8327 a 8328 e 8331.
Completaram o pódium, segundo A Gazeta Esportiva:
Newton Coelho
Carlinhos
Helton
Vinadé
Eduardo
10ºFernando
11º Cláudio
12º Flávio Rocha
13º Salvador
14º Enzo
15º Edgar 

Participaram também da competição os seguintes botonistas:

Porpeta - Natal - Jadon - Arnaldo e Airan pelo CSJT
Paulo Aissum - Renan - Osvaldo - Roberto Richetti pelo Bom Conselho.
Edson - Kiko - De Franco - Lélio pelo Clube Paulistano.
José PINHEIRO - Maurício - Edu - Humberto - Glênio - Sérgio pelo Grêmio Paulista.
Marcel - Dotta - Raucci - Roberto Milagres - Gama - Arnaldo - Colombini e Constante pelo  Clube Atlético Indiano.
Tati - Oswaldo Canutti - Pês - Narciso - Nelson - Feliciano e Hector pelo Nacional.
Paulo Marinelli - Antoninho - Luis Gonçalves - Guilherme - Manoel - Kaneko pelo Crack´s.
Gomes - Gravina e Novais pelo Grup´s.
Paulo de Tarso - Ricardo - André - Rubinho - J.Vicente e Linguiça pelo Canadá.
Krasil - Picolé - Uchoa - Ricardo - Márcio - M.Antonio e Viça pelo Unibop.
Brandão - Hélio - Schalke - Della Torre - Valdir - Newton Andrade e José Roberto pelo Botunice.



CAMPEONATO PAULISTA DE EQUIPES DE FUTEBOL DE MESA DE 1983
.

De volta ao Campeonato Paulista de Equipes que à época era mais conhecido como "INTEGRAÇÃO" - a equipe defendida pelo Dinossauro, O Colégio São Judas abria o segundo semestre rumo ao "tri". Lito foi o botonista bam-bam-bam com 100%, Paulo Edson com boa participação fez 7 pontos, um a menos que Atienza. Com essa linha tudo se facilitou e a equipe do Bom Conselho sucumbi à do Colégio São Judas pelo placar de 37 x 13.


Duas semanas depois Paulo Edson rumou com seus comparsas ao seu ex-clube, O Paulistano e empatou muito 4 e vencera uma.



Paulo Edson, Bóris, Novais, Atienza, ..., Domingos, Jardim, Lito, Mesquita,
Auriema, Fernando, Veloso e Barriceli
Jardim, Bóris, Motta, Novais, Veloso, Fernando, Gomes...,
Lito, ... , Paulo Edson, Atienza e Domingos
A competição seguia e o Dinossauro cumpria seu papel e pontuava sempre muito bem, no dia 4 de outubro sua equipe, O Colégio São Judas recebia em suas dependências a brava equipe de Muradian, O Grêmio Paulista & seus comandados e mais uma vez fez bonito. Paulo Esdson venceu 4 e perdeu a outra. Quatro dias mais tarde, foram à cidade de Santos para vencer O Grups e Paulo Edson melhorou o desempenho, vencendo 4 e empatando a outra. A foto acima registrou o momento de descontração que grassou naquele 8 de outubro de 1983.




COLÉGIO SÃO JUDAS A EQUIPE TRICAMPEÃ PAULISTA DE EQUIPES DE FUTEBOL DE MESA 1983
Paulo Edson, Jardim, Mesquita, Lito, Bóris, Domingos e Atienza

E a partida contra  O Botunice foi só para cumprir tabela ou quem sabe, um carimbamento das faixas, que não houve. Paulo Edson ganhou todas, menos a 1ª contra Brandão, placar 3 x 4. E de quebra, a Federação concedeu-lhe o prêmio de melhor jogador do Campeonato com o Troféu Regularidade













TAÇA BRASIL 83 DE FUTEBOL DE MESA
C.S.J.T.

Em meio à disputa do 2º torneio integração, em seu clube, São Judas, Paulo Edson disputou um torneio em que os botonistas representavam um time de futebol e o Náutico não poderia ficar de fora, e pelo Dinossauro, foi representado. E com certeza não teve lá, um bom desempenho, pois não consta em seus registros o vencedor e não conseguimos apurar com as reportagens de A Gazeta Esportiva, mas fica aqui o registro que o botonista Jardim faturava o 1º turno.




TAÇA SÃO JUDAS TADEU
C.S.J.T.


Em dois meses de competição, com 19 jogos, 14 vitórias, 3 empates e somente duas derrotas, Paulo Edson ganharia seu último título naquele ano de 1983, na disputa da Taça São Judas Tadeu. Não temos o registro "final" em mãos de A Gazeta Esportiva, mas temos as páginas dos cadernos do Dinossauro que, para quem acompanhou desde o início desta contação, já sabe, aprendeu que, Ele tem toda credibilidade, portanto uma fé pública incontestável, diante de tanta minúcia e seriedade em seus registros.





TORNEIO ARNALDO ARQUILINO
C.A.INDIANO


Antes de fechar o ano de 1983, mais um torneio prolongado, desta feita aconteceu no Clube Atlético Indiano. E  O Atienza foi o grande campeão, deixando Bóris com 2 pontos atrás com  o vice-campeonato. Gama ficou com o 3º lugar. Essas informações foram graças às páginas de A Gazeta Esportiva, uma vez que  O Velho Mestre Dinossauro Paulo Edson,  quando não  ganha uma competição, raramente informa o vencedor, nesta, Ele teve que se contentar com a medalha da 4ª colocação,  a ducentésima sexagésima primeira(261ª) premiação de sua carreira, a última do ano de 1983. Sua campanha na referida competição: 14 vitórias, 9 empates e 7 derrotas, marcou 116 gols e sofreu 81 gols.




A PRIMEIRA PARTIDA DA HISTÓRIA

No dia 21 de agosto de 1983, deu-se a primeira partida da história entre os botonistas Paulo Edson e Jefferson - o placar apontou vitória do Dinossauro por 5 x 1.

JOGO Nº 8000: aconteceu contra o botonista Paulo Emílio e o placar foi 4 x 3 contra o Dinossauro num amisto na Lapa no dia 22 de janeiro de 1983.

Maior Goleada da História: num sábado do dia 16 de julho de 1983 ocorreu a maior goleada que o botonista Paulo Edson aplicara a um oponente nos tempos modernos. Sua vítima foi  o então jovem Sammartino, seu amigo de vários confrontos e o placar foi de 14 x 2. Partida de Nº8250 realizada no Alfa da Lapa num amistoso.



NO MUNDO DO BOTÃO




  • A Federação Paulista de Futebol de Mesa é regularizada em 9 de junho de 1983 e mais do que nunca, confirmada pela publicação no Diário Oficial do Estado, criteriosamente recortada pelo Dinossauro do Botão Paulo Edson, uma preocupação que nenhum presidente teve, a não ser agora, que o Presidente atual da FPFM, o Farah, que acolheu essa extensa coleção de recortes e que de uma forma ou de outra mais cedo ou mais tarde arquivará dando o devido tratamento.
  • Fundam-se 3 clubes: Crak´s - Associação dos Funcionários da Cosipa(Santos) - G.R.E. Dibat Petrobrás(Santos).



TAÇA DE PRATA
CANADÁ CLUBE CAMPEÃO!


 Rubinho (Capitão), Paulo de Tarso, Helton, Guina, Johnny (alto), AC, Fernando. Segurando a bandeira - Jefferson (esquerda), André Christovan e João Vicente (direita). [foto "roubada do Facebook"]


  • A Equipe do Canadá Clube sagraria-se campeã Paulista de Equipes de Futebol de Mesa na Taça de Prata, uma espécie de Segunda Divisão.


4º CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA
C.S.J.T.



E com os 22 jogos disputados, por ocasião da 3ª edição do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa, disputado em "casa", Paulo Edson encerrava seu ano esportivo de 1983, amargando apenas a 15ª posição, com 7 vitórias, 7 empates e 8 derrotas. Bóris disputou uma sensacional partida com Lito e acabou conquistando esse título histórico, de Campeão Paulista de Futebol de Mesa em 1983. Lito, com a derrota, ficou com o vice-campeonato. 


RESUMO DE 1983

 


PARTIDAS 7965 a 8496
7965 a 8496
OBS: NA COLUNA LOCAL/COMPETIÇÃO, TODA PARTIDA EM QUE ESTIVER PREENCHIDO SOMENTE O LOCAL, É PORQUE TRATA-SE DE UM AMISTOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASO HAJA PERDA DE SINCRONIA NA CRONOLOGIA DAS DATAS, BASTA CLICAR NO TOPO DO BLOG, NA PRIMEIRA LINHA "ANO" E DEPOIS EM "POSTAGENS MAIS RECENTES", QUE A ORDEM É RESTABELECIDA.